Livro: o gosto do vinho
Por Pitadas - 12 de setembro de 2013
Nossa segunda dica de livro da semana (a primeira está aqui) é um clássico da biblioteca dos enólogos. "O gosto do vinho", dos autores Émile Peynaud e Jacques Blouin, é descrito pela sommelière Daniela Bravin como "o livro dos livros, essencial para quem quer aprender a degustar".
De fato, as suas 258 páginas são recheadas de informações técnicas e os autores, grandes conhecedores da bebida, se aprofundam no tema. O que é e de onde vêm o cheiro e o gosto do vinho, as palavras que se pode usar pra definir um rótulo na degustação, como o olfato e o paladar são processados no cérebro são alguns exemplos de assuntos esmiuçados na obra.
"Cada vez que você escolher um vinho indigno, estará prejudicando a causa do vinho", escreve Émile Peynaud, um enólogo muito respeitado, já falecido, chamado de "o precursor da enologia moderna". Ele dizia que degustar é criar intimidade com o vinho e defendia que quem sabe analisar a fundo a bebida obtém mais prazer da experiência de beber. A primeira edição saiu em 1980 e é considerada um marco na área. Da editora Martins Fontes.
Foto: Divulgação