Já sovou pão na tigela? Funciona!

Já sovou pão na tigela? Funciona!
Compartilhe

Por Pitadas - 28 de outubro de 2015


Sovar pão pode não ser o primeiro exercício que você quer praticar no dia, mas não precisa ser assim tão sofrido. É certo que, no começo, ainda sem muita prática, além de ficar meio desajeitado, a gente faz a maior bagunça. É por isso que esta pitada é ideal para iniciantes: sove na tigela!

Tradicionalmente, sovar é atividade pra fazer na bancada, jogando farinha pra tudo o que é lado (contém ironia). Mas com cozinhas cada vez menores, cadê que tem bancada disponível assim, a qualquer hora? A tigela é boa amiga: economiza espaço e também economiza na bagunça/sujeira (já que a massa gruda na tigela, e não na bancada inteira). E sovar, você sabe, é passo necessário: ajuda a formar as cadeias de glúten, responsável por deixar o pão bem macio.

Antes de começar, coloque um pano de prato úmido embaixo do utensílio, assim ele não escorrega com o movimento da sova. A melhor tigela é a de vidro, grande, porém com bordas arredondadas e paredes não muito altas (isso atrapalharia o vira-e-mexe do braço). As paredes ajudam no movimento da sova porque você acaba arrastando a massa na tigela quando aperta a mistura (use a base da palma da mão!), o que ajuda a aerar e tornar tudo homogêneo.

O truque é usar uma mão para segurar a tigela enquanto a outra mão vai sovando: dobra uma parte da massa sobre a outra, aperta, arrasta, dobra, vira, bate, aperta… Você também pode tombar a tigela para deixar os movimentos mais confortáveis.

Foto: Gilberto Oliveira Jr.