In vino veritas
Por Pitadas - 11 de julho de 2013
Tem coisa mais triste do que aquela garrafa de vinho de qualidade aberta, esquecida na geladeira? Pois é, lamentável. Passado o tempo, depois de aberto, o vinho começa a oxidar numa velocidade que fica difícil de acompanhar. E, ainda assim, tem gente que reluta em "gastá-lo" na cozinha, num bom molho, por exemplo.
Por aqui, a gente é super a favor de usar bons ingredientes no dia a dia. Nossa sugestão para esses casos inclui, por exemplo, o delicioso sagu de vinho tinto. É meio vintage, doce na medida certa, e perfumado com canela e cravo-da-índia. O toque final fica por conta do divino creme inglês.
E, já que estamos no clima de férias escolares, não precisa se preocupar em servir sagu para a criançada: o álcool do vinho evapora todo nos 45 minutos de cozimento. Fica só o sabor.
O ideal é usar um vinho que tenha sido aberto há até duas semanas. E, para esta receita, que serve seis pessoas, você vai usar apenas meia garrafa de vinho — justamente o tanto que sobrou daquele jantar da semana passada, não é?
Confira aqui a receita do sagu de vinho tinto.
Foto: Gilberto Oliveira Jr.