Galinhada com saladinha de agrião para dois

Galinhada com saladinha de agrião para dois
Compartilhe

Por Pitadas - 22 de maio de 2015


No especial Mês das Noivas, o blog Pitadas tem dicas valiosas para você montar a cozinha da sua casa nova. E também receitas clássicas em versão para dois. Você já aprendeu a fazer cassoulet, conhecido como feijoada francesa, e arroz sírio com frango, um clássico que nos leva ao oriente com a ajuda de ingredientes especiais. Agora, é a vez de um prato bem brasileiro com cara de comida de mãe: uma deliciosa e reconfortante galinhada.

Comece fazendo a receita para dois. Depois, com a prática, você vai aumentando as quantidades dos ingredientes para servir a família toda. Não que a gente esteja pressionando você a ter filhos já - calma, pode casar primeiro.

A galinhada é um prato muito prático: pode ser feita em uma panela só, com os ingredientes que você tiver na geladeira. Pode levar quiabo, milho, tomate, pequi, pimentão, guaririba. Nas ervas, pode ter salsinha, cebolinha ou coentro. E como tempero, você pode escolher cominho, cúrcuma, colorau e até páprica. Só uma coisa não muda: o arroz e o frango cozinham juntos, na mesma panela.

Vale usar galinha caipira, frango, galeto e até frango a passarinho, como a gente já fez aqui. Na versão do post de hoje, escolhemos filé de frango que, com o palmito, o tomate e a saladinha de agrião, deixou a receita mais leve.

Ah! Dizem também que este prato é um ótimo remédio para curar ressaca. Então, você já sabe: se passar do ponto nas comemorações do casamento, prepare uma galinhada!

Galinhada com saladinha de agrião
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 25 minutos

1 filé de peito de frango, cerca de 250 g
½ xícara (chá) de arroz
130 g de palmito pupunha em conserva, cerca de 2 palmitos
1 cebola
1 tomate maduro
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
Caldo de ½ limão
1 colher (chá) de sal
1 pitada de cúrcuma
1 pitada de cominho
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 maço de agrião baby

1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Fatie o palmito em meias-luas de 1 cm. Corte o filé de frango em cubos médios de cerca de 3 cm.

2. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite, doure os cubos de frango e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto – só vire de lado quando o pedaço de frango soltar da panela. Transfira para uma tigela.

3. Mantenha a panela em fogo médio, adicione a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até dourar. Junte o alho, o cominho, a cúrcuma e 1 colher (chá) de sal. Mexa bem por 1 minuto.

4. Junte ao refogado 1 xícara (chá) de água e o caldo do limão. Misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho. Aumente o fogo para alto.

5. Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo, junte o arroz, o palmito e os cubos de frango. Misture rapidamente e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 10 minutos.

6. Enquanto isso, lave e seque as folhas de agrião. Lave, seque e corte o tomate ao meio. Descarte as sementes e aperte cada metade contra a tábua (para aplainar); corte as metades em tiras e as tiras em cubos.

7. Desligue o fogo, abra a panela, junte os cubos de tomate, a salsinha picada e mistura. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor.

8. Na hora de servir, divida a galinhada em dois pratos e cubra com folhas de agrião. Regue com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha