Festa do amendoim: triture e cróc, cróc!

Festa do amendoim: triture e cróc, cróc!
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de junho de 2016


O encontro do amendoim com o pilão rende uma farofinha que transforma a comida do dia a dia em puro charme. O amendoim dá textura (há tempos!) a pratos da culinária asiática – pense no chinês frango xadrez. Nas culinárias tailandesa e vietnamita, ele também aparece em pratos salgados.

Precisa ser receita, como dizer?, étnica? Não mesmo! Amendoim picado grosseiramente vai bem na sopa (faz as vezes de crouton), na salada de verdes ou de legumes, no risoto, no cuscuz marroquino, no macarrão, no ceviche e também em sanduíches.

Amendoim do dia
Na hora de fazer: o mais prático é comprar o amendoim descascado, torrado e sem sal, assim você controla a quantidade do tempero. Se não encontrar, compre amendoim cru e prepare em casa: preaqueça o forno a 170 ºC; coloque o amendoim com a pele numa assadeira e leve ao forno por 30 minutos. Desligue e retire a assadeira; esfregue os amendoins ainda quentes com um pano de prato limpo e seco, até sair toda a casca, que sai com facilidade. Nem precisa salgar. Mas triture apenas quando esfriar, e só na hora de usar – quebrado, tende a ficar rançoso mais rápido. Quanto mais você bater o mortar no pilão, menor ficarão os pedaços.

Combine com...
No mesmo prato, amendoim combina com frango, porco e camarão. Ervas frescas: fica bem com manjericão, coentro, salsinha e estragão. Aposte no amendoim se for usar os seguintes ingredientes na hora de temperar: curry, cebola, cúrcuma, pimenta (tipo jalapeño), limão, lima, vinagre. Vai ter pera, coco, passas? Dá-lhe amendoim! Noodles, molho de soja, tomate? Idem!

Fotos: Editora Panelinha / Ricardo Toscani