Festa do amendoim: petisco doce!

Festa do amendoim: petisco doce!
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de junho de 2016


Tem coisa que a gente compra pronta sem nem pensar direito. Amendoim com casquinha doce é uma delas (eita, belisquete bom!). Mas, olha a revelação: dá pra fazer em casa. As vantagens não são poucas: a primeira é que você sabe o que está comendo. A segunda é que você sabe que não vai ingerir corante (aquele amendoim rosado é tingido de rosa, valha-me). A terceira é a garantia de que o doce estará bem fresquinho.

Amendoim do dia
O amendoim doce é feito numa frigideira ou panela grande, e vai ao fogo com uma calda de açúcar. Devagarinho, o açúcar vai cristalizando em volta dos grãos e a calda vai caramelizando. O amendoim e o açúcar, branquinhos, vão tomando um bronze, sobe aquele perfume doce... Dá vontade de atacar, mas guenta o tranco. Antes disso tem que espalhar numa assadeira, ou na bancada de mármore, para esperar esfriar. Quebre os grumos maiores antes de servir.

Receita inédita: Amendoim açucarado – e sem corante

Falando em servir, olha só a pitada, você pode fazer cones de papel, um jeito junino (e artesanal) de apresentar o doce. Corte quadrados de 20 cm x 20 cm de papel craft e enrole uma das pontas na diagonal, formando um funil. Dobre a pontinha inferior (assim não escapa amendoim) e cole um durex na lateral (fita colorida fica ainda mais divertida!). Preencha com o doce, já frio. A boca larga do cone vai ficar com uma ponta de papel mais alta. Para fechar a abertura, dobre primeiro as laterais dessa ponta e encaixe o bico do papel no interior do cone, como um envelope.

Fotos: Editora Panelinha / Ricardo Toscani