#EstúdioPanelinha

#EstúdioPanelinha
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de fevereiro de 2015


Quem é freguês do Panelinha já deve saber que este ano a gente completa 15 anos. Não é pouca coisa, especialmente na internet. Nesse tempo todo, o Panelinha cresceu, virou editora e também produtora de televisão. Mas a gente permanecia trabalhando no mesmo escritório, usando a mesma cozinha de testes e gravando os vídeos na casa da Rita Lobo, criadora do site.

Além de ‘debutar’, o Panelinha acabou de ganhar casa nova. Agora, a redação do site, a cozinha de testes, o estúdio de gravação, a produtora de televisão e a editora estão no mesmo endereço. Para isso acontecer, depois de acharmos um imóvel, foram necessários 7 meses de reforma. Mas você vai conhecer tudo em 7 dias! Esta semana, o #blogPitadas é dedicado ao #EstúdioPanelinha, que é como chamamos a casa nova.

Para começar, vamos apresentar os pontos fundamentais do espaço – e os parceiros que nos ajudaram a transformar o projeto em um estúdio-cozinha-redação-escritório que, no meio do ano passado, não tinha nem gás e que agora já está esquentando muitas panelas. Nos próximos posts, você vê em pitadas como trazer um pouco da nossa cozinha para a sua casa, com dicas práticas, funcionais, no melhor estilo Panelinha.

O projeto
A ideia inicial era encontrar um galpão, mas foi num prédio comercial central, que também abriga uma escola de dança e um showroom de roupas, que batemos o martelo. Antes, porém, o local precisava da aprovação do Una Arquitetos – o mesmo escritório que reformou a casa da Rita. Eles teriam que avaliar e garantir que, tecnicamente, seria possível abrigar todos os espaços sob o mesmo teto, da redação à ilha de edição, cada um com suas necessidades específicas. E ainda teriam que criar um ambiente versátil e funcional para o estúdio de gravação. Hidráulica, elétrica, piso, caixilhos, tudo foi refeito. E, como em toda obra, a nossa também foi recheada de imprevistos...

Nós ♡ inox
Com o projeto arquitetônico em andamento, estava na hora de planejar as cozinhas – sim, são duas: uma de testes e outra de gravação! Mais uma vez, o desafio era grande: cada uma teria características bem específicas e precisaríamos desenvolver móveis que fossem, ao mesmo tempo, extremamente resistentes e ultra versáteis. A solução estava na Mekal, empresa mais conhecida por suas cubas e bancadas, mas que cria mobiliário em inox sob medida. Para o estúdio, optamos por bancadas sem portas, que permitem a visualização rápida das panelas e outros objetos. Nos próximos posts, você vai saber mais detalhes de cada uma das bancadas, uma diferente da outra, como a que abriga fôrmas e assadeiras em nichos verticais. Foi tudo pensado! Nessa empreitada, ainda contamos com o apoio da Aperam, uma das principais produtoras de aço inox do país e parceira do Panelinha.

Tecnologia
A pia do estúdio é, na realidade, um projeto de engenharia mais complexo do que se imagina à primeira vista. Na estrutura, também desenvolvida pela Mekal, tem espaço para a horta de ervas e escorredores de pratos com sistema de escoamento próprio. Tem nicho para buchas e escovinhas, saboneteira embutida, torre de tomadas e, claro, a indispensável cuba dupla. O filtro da InSinkErator tem água fria e quente, que já sai da torneira a 100º C – a gente não precisa mais ferver a água do café! E sob a cuba fica o triturador, também da InSinkErator, que reduz em até 40% o lixo orgânico. Tudo isso numa única bancada!

Ambientação
A decoração do #EstúdioPanelinha, além de acompanhar a nossa estética, tinha que obedecer a um quesito: ser funcional. Não bastava um gaveteiro cheio de charme, ele precisava acomodar da melhor maneira possível uma centena de guardanapos de pano, com as mais variadas cores, texturas e estampas – uma visualização a jato é sempre crucial para a equipe de produção. E essas peças especiais, como o gaveteiro (tem muitas outras!), vieram da Ethnix, importadora de móveis e objetos que a gente adora. Eles não vendem diretamente ao público, mas fornecem para as lojas mais legais do Brasil (e também trabalham com arquitetos e decoradores diretamente).

Acervo organizado
Talvez você já tenha notado pelas nossas produções que temos um acervo enorme de louças, talheres e outros objetos de mesa e cozinha. Com mais espaço, finalmente, poderíamos organizar tudo: pratos azuis num nicho, amarelos em outro, florais logo ali ao lado, bowls agrupados… Mais uma vez, a ideia era deixar tudo à vista – como isso facilita as nossas produções diárias! Escolhemos mobiliar os escritórios com uma linha bem neutra e atemporal da Tok&Stok para o acervo ganhar destaque.

Com a duplicação da cozinha, precisávamos de mais equipamento: a equipe cresceu e duas tábuas e cinco facas não eram mais suficientes... Uma parte veio diretamente da fábrica da Tramontina, e a outra, da Utilplast, loja superparceira do Panelinha, que tem tudo para a organização da casa.

Ainda na cozinha, optamos por deixar os temperos e ingredientes sempre à vista – isso facilita a elaboração das receitas. Dá até para dizer que as preparações ficam mais criativas: a gente nem estava pensando em colocar uma pitada de curry no purê de abóbora, mas a especiaria estava praticamente acenando para a panela! Funcionalidade, porém, tem que andar de braços dados com charme. Você vai ver que tudo fica organizado em potes de vidro com fechamento hermético, muitos deles da Weck Jars, outro parceiro nessa empreitada.

Logo mais a gente volta com mais detalhes. Então, não deixe de acompanhar as duas postagens diárias sobre o #EstúdioPanelinha! Gostou? Divulgue! É só clicar nos ícones abaixo.