Estrogonofe para dois

Estrogonofe para dois
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de maio de 2015


Chegamos ao último post do especial Mês das Noivas do blog Pitadas. E quanta coisa você aprendeu, hein? Aprendeu quais eletrodomésticos são fundamentais na sua cozinha; que livros e utensílios deve ter para cozinhar e receber bem e quais pratos clássicos você pode preparar num jantarzinho a dois. Mas calma que ainda temos mais uma receita pra você: o delicioso estrogonofe.

Um estrogonofe quentinho, servido com arroz e batata palha, é daqueles pratos que fazem a gente se sentir em casa. Por isso, saber preparar esta receita é fundamental para quem vai casar. O preparo é bem prático e, já que vamos usar miolo de alcatra no lugar de filé mignon, vale a pena investir em dois ingredientes que fazem toda a diferença: creme de leite e cogumelo-de-paris frescos. Esta versão fica muito elegante para um jantar a dois.

Pitada curiosa
Sabia que tem um segredo para o estrogonofe ficar com aquele gostinho inconfundível? É o molho inglês. Dizem por aí que um lorde inglês, nascido em Worcester, provou um molho escuro e saboroso numa de suas viagens para a Índia - isso lá no século XIX. O tal molho, criado e mantido a sete chaves, era utilizado por um cozinheiro local para temperar as preparações mais requintadas.

Acontece que antes de retornar à Inglaterra, o lorde conseguiu a receita do molho e levou os ingredientes na bagagem para desenvolver o tradicional molho inglês - ou Worcestershire Sauce -, que leva anchova fermentada, alho, cravo-da-índia, echalote, extrato de carne, melaço, molho de soja, pimenta-do-reino, essência de tamarindo e vinagre de malte.

Mas a receita completa do molho do lorde não é o assunto deste post. Vamos à receita deste maravilhoso estrogonofe?

Estrogonofe para dois
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos

400 g de miolo de alcatra em bifes
200 g de cogumelos-de-paris
1 cebola
1 dente de alho
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de conhaque
1 ½ colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Corte os bifes em tirinhas (de 7 cm x 1 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente - a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2. Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve. Descasque e pique fino a cebola e o alho.

3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, doure parte da carne e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa aos poucos para que dourem por igual.

4.Transfira as tirinhas douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com azeite antes de cada leva.

5. Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas um minuto para perfumar.

6. Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente.

7. Regue com o creme de leite fresco, misture e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar - isso leva cerca de 5 minutos depois que começar a ferver. Desligue o fogo, prove e acerte o sal. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha.

Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha