Ervas frescas: sálvia
Por Pitadas - 13 de março de 2015
Durante toda a semana o blog Pitadas cultivou um quintal e tanto: já temos mudas de salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho, hortelã e endro. Ainda faltam duas ervas aromáticas para fecharmos a #HortadoPanelinha: o alecrim e a sálvia.
As duas se assemelham levemente no sabor, mas possuem suas particularidades. Por hora, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a sálvia, ainda muito pouco explorada na culinária brasileira.
De folhas longas e aveludadas, a sálvia fresca possui aroma forte e resfrescante. Quando seca, ela perde praticamente todo o sabor. Assim como o manjericão, a folha da planta sofre oxidação quando picada, ficando escura em poucos minutos. Por estes motivos ela é ideal para a finalização dos pratos.
Mas olha só que danada: quando combinada com um óleo, a sálvia libera todo o seu potencial. É perfeita para marinadas e azeites aromatizados. Quer uma sugestão imperdível? A combinação de abóbora e sálvia é um clássico italiano, e a erva também completa o sabor dos queijos, principalmente os salgados e ácidos, como o pecorino.
Jajá a gente fala do alecrim. Já mostrou a sua plantinha pra gente nas redes sociais? Use a #HortadoPanelinha e aproveite para incentivar aquele amigo que insiste em comprar tempero pronto!
Fotos: Editora Panelinha