Ervas frescas: manjericão

Ervas frescas: manjericão
Compartilhe

Por Pitadas - 11 de março de 2015


Buongiorno, bella! Será que você adivinha qual o aroma da nossa cucina hoje? É, vem lá da Itália, e com a maior pinta de raio gourmetizador.

O manjericão - basilico! - é a erva mais popular na culinária italiana e cada vez conquista mais fãs no Brasil. Assim como todas as ervas aromáticas que falamos até agora (salsinha, cebolinha e coentro), ele não gosta de altas temperaturas e deve ser consumido fresco.

Mas esperto que só ele, o manjericão é cheio de vontades e peculiaridades. Em contato com o ar, a erva picada fica escura em poucos minutos. Por isso, o ideal é picar o mais próximo possível da utilização, ou regar com azeite antes. O óleo cobre a área cortada e evita a oxidação.

Experimente incluir folhas frescas em massas, frias ou quentes, para dar um toque super especial no prato. O manjericão também tem esse poder transformador com uma simples salada de tomate e é indispensável na receita da bruschetta - pomodoro, bella! Quem é fã de pesto também já podem começar a cultivar uma mudinha em casa. Sem manjericão o molho não é nada!

Meu vasinho de manjericão
Manjericão é muito mais saboroso quando cultivado em casa. Ele precisa de luz, mas quando exposto ao sol, pode murchar. Podar está entre os segredinhos básicos para ter uma planta saudável: ela cresce melhor! Regue sempre de manhã, porque a planta detesta ficar com o solo encharcado durante a noite - viu, mimadinho ele!

Colha sempre as folhas jovens das pontas. Para armazenar, deixe na geladeira por alguns dias ou congele folhas individuais. Para isso, lave bem, seque delicadamente com a ajuda de um papel toalha, e retire as folhas do caule.