Eletrodomésticos: geladeira

Eletrodomésticos: geladeira
Compartilhe

Por Pitadas - 20 de maio de 2015


Se você chegar numa loja procurando uma supergeladeira, é provável que o vendedor apareça com uma duplex inverse french door cycle defrost. Ih, você não entende inglês? Fica fria que você não vai precisar levar o dicionário para a loja.

O especial Mês das Noivas do blog Pitadas ajuda você a escolher a geladeira perfeita. Não se assuste com o tamanho do guia. Afinal, todo detalhe é pouco na hora de começar a montar a cozinha.

Na medida
As lojas estão cheias de geladeiras de diversos tipos, tamanhos, cores e preços. Por isso, você pode (e deve!) pesquisar bastante até escolher o modelo ideal: uma geladeira é um investimento e deve durar entre 10 e 15 anos. Antes de tudo, meça o espaço disponível na sua cozinha e considere um vão livre para abrir a porta - você não vai querer sua geladeira abrindo apenas pela metade, né? Lembre-se também de medir o tamanho das portas da sua casa. Já pensou se a sua geladeira novinha chega e não passa pela porta de entrada ou pelo elevador?

Tipos de geladeira
Pra começar, podemos diferenciar as geladeiras pelas portas. São, basicamente, quatro modelos: uma porta, duplex, side by side e french door - ou seja, se você não fala inglês, fica mais difícil comprar uma geladeira no Brasil. Mas, calma, a gente ajuda nesta escolha.

Uma porta - É o modelo mais simples e o mais procurado, por ser o mais em conta. Ideal para espaços menores e famílias pequenas - como a sua, que está começando agora. Importante: esta geladeira não tem freezer, e, sim, congelador, que é bem pequeno e não tem sistema de degelo. Ou seja, você vai precisar tirar manualmente o gelo acumulado no congelador.

Duplex - Tem duas portas: uma do refrigerador, na parte inferior, e outra do freezer, na parte superior. Mas também pode ser inverse (portas invertidas), com o refrigerador mais acessível, na parte de cima. As mais modernas têm tecnologia de degelo e bastante espaço para armazenar alimentos congelados. Ideal para famílias maiores - e aí, animou? (A gente gosta muito deste modelo inverse!)

Side by side - Também tem duas portas, mas elas ficam lado a lado: uma para o refrigerador e outra para o freezer. Menos popular por aqui, é feita para espaços grandes e para quem usa bastante o freezer (com degelo!), que é maior do que o refrigerador. Ponto negativo: é bem espaçosa, porém funda, tornando mais difícil o acesso aos alimentos.

French door - É a mais moderna das geladeiras e a usada no #EstúdioPanelinha. Também tem o desenho invertido, com freezer embaixo e refrigerador em cima. A diferença em relação à duplex é que a parte superior tem duas portas, facilitando a organização dos alimentos.

Tecnologias de degelo
Como já falamos, geladeira é um investimento. Por isso, o ideal é comprar um modelo mais prático, com tecnologia de degelo. E as duas mais comuns hoje em dia são: Frost Free e Cycle Defrost.

Frost Free - Não acumula gelo e tem um sistema de ventilação que derrete e evapora o gelo criado, por isso a geladeira nunca precisa ser descongelada manualmente.

Cycle Defrost - Acumula pouco gelo, sendo necessário descongelar a geladeira, em média, duas vezes por ano. Vantagem: tem menor consumo de energia.

Outras características
Você também pode escolher sua geladeira por conta de outros recursos. Modelos com painel eletrônico, por exemplo, podem auxiliar na economia doméstica, avisando quando os alimentos estão perto do vencimento. E também permitem controlar funções como resfriamento rápido de nichos específicos e até exibir um livro receitas digital. Que tal?

Atenção também ao selo Procel, do Inmetro, que classifica os produtos por eficiência no consumo de energia. Cada faixa - que vai de A a E - representa um acréscimo de 10% a 15% no consumo de energia (KWh/mês).

Objeto de desejo
Pra terminar este tratado sobre geladeiras (haja detalhe!), a gente não poderia deixar de falar da italiana SMEG, conhece? Pesquise, minha filha, pesquise.

Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha