Drinque: Porto e tônica branco
Por Pitadas - 28 de março de 2013
Quando você for a Lisboa, não deixe de visitar o Pavilhão Chinês. O bar fica na avenida Dom Pedro 5º, ao lado da praça do Príncipe Real, um pouquinho adiante do Mirante. A fachada é discreta, pintada de azul, com porta vermelha e poucos indícios da decoração exuberante que você vai encontrar dentro. O tema, como sugere o nome, é chinês — provável reminiscência da presença portuguesa em Macau. O drinque obrigatório é o Porto e tônica. Então, lá vai uma receita.
E tomara que você também visite o Pavilhão em breve, em companhia ao menos quase tão boa quanto a de minha amiga Camilinha, que me apresentou o lugar. É fixe.
Porto tônica
Por porção
Tempo de preparo: pá pum
Ingredientes
1/3 de dose de vinho do Porto branco
água tônica (para completar)
1 fatia de limão siciliano (opcional)
pedras de gelo
Modo de preparo
Em um copo americano repleto de pedras de gelo, despeje o vinho do Porto e complete o restante do copo com água tônica. Caso queira, adicione a fatia de limão siciliano e beba em seguida.
Saiba mais
- Pode substituir o Porto branco pelo porto tinto? Pode. Fica bom também, mas bem diferente, porque o porto tinto é mais encorpado. Pode usar um Porto vintage? Claro! Tem quem diga que é desperdício. Mas, afinal, você vai querer economizar justo no vinho do Porto?
Texto de Antonio Farinaci. Além de ser um fofo, ele é o colunista de drinques do Panelinha e assina um post semanal aqui no Pitadas.
Foto: Gilberto Oliveira Jr.