Drinque: aquevit
Por Pitadas - 12 de julho de 2013
Esta parente da vodca é a bebida nacional da escandinávia. E o parentesco é próximo, porque o aquevit é no fundo uma vodca envelhecida com especiarias. Achou também parecido com o gim? Bom... digamos que a diferença fica por conta dos temperos e no fato de que o gim não é envelhecido, mas destilado com os temperos.
Enquanto o aguardente britânico leva como componentes principais o zimbro e cascas de cítricos, o aquevit é marcado especialmente pelo sabor da alcaravia, cujas sementinhas semelhantes às da erva-doce dão um tom dourado à bebida.
Normalmente, o aquevit é bebido como shot, mas dá também um bloody mary sensacional. Basta seguir esta receita e trocar a vodca pelo aquevit, na mesma medida.
Vários países produzem aquevit, mas o mais icônico de todos é o norueguês Linien, que segue à risca a fórmula tradicional da bebida e seu método peculiar de envelhecimento: os tonéis são depositados no porão de um navio e viajam da Noruega à Oceania, ida e volta, para envelhecerem ao balanço das ondas. Nada supera.
Texto de Antonio Farinaci. Além de ser adorável, ele é o colunista de drinques do Panelinha e assina um post semanal aqui no Pitadas.
Foto: Gilberto Oliveira Jr.