Do forno à mesa
Por Pitadas - 22 de agosto de 2013
Antes de chegar às receitas, no livro Cozinha de estar, Rita faz uma lista completa de eletrodomésticos e utensílios indispensáveis na cozinha. “Preparei uma lista para deixar a cozinha prática. Mas, conforme você vai descobrindo os pratos que gosta de fazer e comer, aprende do que realmente precisa. Por exemplo, quem não gosta de comida oriental definitivamente não precisa de uma panela wok. E quem vai montar a primeira cozinha deve tomar cuidado com os itens muito caros: só compre de acordo com suas necessidades gastronômicas. Se você não pretende fazer fondue — como eu, aliás — não precisa ter aquele trambolho ocupando espaço no armário”, exemplifica Rita.
E, para esta semana especial de Pitadas inspiradas no livro, pedimos à Rita que nos indicasse um, atenção, apenas um utensílio de cozinha que simbolize a cozinha de estar — este espaço que mistura o lugar de cozinhar com o de receber, que aquece as relações, que valoriza utilitários de mesa e que prova que, com um pouco de cuidado, tudo pode ficar mais saboroso.
“Eita, assim ficou difícil! Mas penso que um lindo refratário seja a resposta. De preferência, de cerâmica. Ele vai do forno à mesa, deixa a comida caseira elegante, é generoso. Serve para lasanha, seja ela à bolonhesa, de salmão, de berinjela ou de legumes; também é ótimo para assar e servir legumes, como os cubos de abóbora, brócolis com parmesão, as irresistíveis batatas ao murro; para preparar sobremesa, como os crumbles de maçã, de pera ou de banana. Enfim, são acessíveis, versáteis e, por serem usados para receitas assadas, acabam deixando a alimentação mais saudável. E tudo isso também tem a ver com a cozinha de estar”, completa Rita.
Foto: Romulo Fialdini para a seção Panelinha na revista LOLA.