Deviled eggs: ovos cozidos recheados

Deviled eggs: ovos cozidos recheados
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de maio de 2014


Se existe trompe l'oeil, aquela técnica de pintura que engana os olhos, na culinária, eis um bom exemplo: o deviled egg. Olhando de primeira, parece só um ovo cozido, mas no lugar da gema simples há, isso sim, um creme bem saboroso.

O prato é tão comum nos Estados Unidos que há até travessas específicas para eles. A receita também é popular na Europa, e você já deve ter visto por aqui. O segredo é o tempero certo: maionese, mostarda e vinagre, além de páprica, são os mais comuns, mas há outras invenções por aí. Pra gente, o tradicional já é bom demais, nem precisa inventar!

Até as crianças podem ajudar na montagem, colocando o creme dentro das claras cozidas com uma colher ou um saco de confeiteiro. O único cuidado é com o momento de cozinhar os ovos: se a gema estiver muito mole, você não vai conseguir retirá-la das claras para fazer o molho. Neste caso, a gema precisa estar cozida, e não líquida.

Devilled eggs
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos para cozinhar os ovos + 30 minutos para montagem

Ingredientes
8 ovos
1/3 xícara (chá) de maionese
1 colher (sopa) de mostarda amarela
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
½ colher (chá) de páprica picante
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
1. Em água corrente, lave os ovos com cuidado para não quebrar. Transfira para uma panelinha e cubra com água.

2. Leve a panela ao fogo e deixe ferver. Depois que iniciar a fervura, e bolhas pequenas (como as de champanhe) estiverem subindo, conte 6 minutos.

3. Desligue o fogo, e com uma escumadeira, retire os ovos da panela. Transfira para uma tigela com água e gelo e deixe esfriar por 5 minutos.

4. Role os ovos já cozidos sobre uma superficie plana, pressionando levemente com a palma da mão até a casca ficar toda rachada. Retire as casquinhas quebradas com cuidado para não machucar o ovo. Sob água corrente, fica ainda mais fácil de descascar.

5. Corte os ovos descascados ao meio, no sentido do comprimento, e retire as gemas com uma colher. Transfira as gemas cozidas para uma tigela e arrume as claras num prato, com a parte oca virada para cima.

6. Amasse as gemas com um garfo e junte a maionese, a mostarda, o vinagre, e a páprica. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture com um batedor de arame até formar uma pasta homogênea.

7. Com uma colher ou saco de confeiteiro, preencha as metades das claras com o creme de gemas na cavidade de onde a gema foi retirada. Leve à geladeira e, na hora de servir, salpique um pouco de páprica por cima.

Veja os posts anteriores do Especial Ovos:

Canapé de ovo de codorna

Seleção de receitas doces que levam ovo

Ragu de linguiça com ovos escalfados

Mesa para servir cocotte

Ovo mexido no banho-maria com presunto cru

Mesa para servir ovo quente

Ovo quente com acompanhamentos

Especial Ovos: como escolher, conservar e testar

Foto: Ricardo Toscani