Delícia Andina

Delícia Andina
Compartilhe

Por Pitadas - 17 de maio de 2013


Você já deve ter comido quinoa — ou pelo menos ouvido falar dela. É uma verdadeira febre entre chefs e cozinheiros Brasil afora! Ela é um saboroso grão de origem andina, cultivado desde os tempos dos incas nas regiões altas do Peru e da Bolívia.

Seus pontos fortes são a praticidade no preparo (basta cozinhar em água ou caldo por cerca de 25 minutos) e seu alto poder nutritivo: ela pode reduzir os níveis de colesterol, combater a obesidade, melhorar a oxigenação do sangue e é rica em ferro, cálcio e uma combinação excelente de proteínas.

Dá para fazer de mil maneiras: entrada, acompanhamento, salada, sopa e prato principal. O Panelinha é cheio de receitas com quinoa, e hoje, aqui no Pitadas, vamos sugerir uma preparação ideal para os dias de inverno: uma salada morna com ratatouille. Confira!

Salada morna de quinoa com ratatouille
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa-real em grãos
2 xícaras (chá) de água
1 cebola roxa média
1 dente de alho
1 pimentão amarelo pequeno
1 abobrinha pequena
1 berinjela pequena
1 xícara (chá) de tomate-cereja
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
20 folhas de manjericão-roxo para perfumar

Modo de preparo

1. Numa panela, junte a quinoa-real e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta.

2. Enquanto a quinoa cozinha, prepare o ratatouille: Lave e seque os legumes e as ervas. Corte a cebola, o pimentão, a abobrinha e a berinjela em cubos médios. Por último, pique fino o alho e as ervas e reserve umas folhas inteiras de manjericão-roxo para finalizar. Corte também os tomates em metades. Reserve.

3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto e, quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola por 2 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho picado e mexa por mais 1 minuto, sem deixar dourar. Adicione o pimentão e refogue também por 1 minuto.

4. Abaixe o fogo e coloque o restante do azeite. Junte a abobrinha e a berinjela e refogue por uns 10 minutos, mexendo sempre. Os legumes devem ficar dourados e cozidos, porém firmes, com uma textura al dente.

5. Adicione o tomate cereja e as ervas e misture, apenas para aquecer. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, transfira para uma tigela grande e junte a quinoa cozida. Misture delicadamente os ingredientes e verifique o sabor (se necessário, tempere com mais sal e pimenta). Salpique as folhas de manjericão-roxo, regue com um fio de azeite e sirva a seguir.

Foto: Charles Naseh