Couve, a verdura nota 10

Couve, a verdura nota 10
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de outubro de 2013


Verdinha, cortada fininha, refogada com um pouco de alho, bacon e azeite. Diz aí se a couve não é o melhor acompanhamento do mundo na hora de comer uma feijoada. E vai na farofa, no caldo verde, em cozidos... Tão gostosa que nem parece tão saudável. Mas é: na versão crua faz do suco verde um verdadeiro copo de benefícios para o corpo.

A couve tem, pra dar e vender, cálcio e magnésio, que fortalecem os ossos. Ferro e vitaminas (A, C, K e B5). Não à toa faz parte dos cardápios de dietas detox, já que tem substâncias que "limpam" o organismo, para a alegria geral do fígado. Para o estômago, é um bálsamo. Rica em fibras, ajuda o intestino a funcionar corretamente.

Ao comprar, procure as de folhas menores e de coloração verde-escuro – as amareladas são as mais velhas. Quem tem família pequena ou mora sozinho já deve ter visto metade do maço envelhecer na geladeira. Não precisa! A couve ainda crua pode ser congelada; é só fatiar bem fininho e colocar em saco para congelamento. Na hora de preparar, vai do freezer direto pra panela sem precisar descongelar antes.

Nunca cozinhe a couve por muito tempo pois ela precisa estar crocante ao servir. No caso da nossa receita de couve refogada, o truque é adicionar as folhas só depois de refogar alho, cebola e bacon (opcional). Ela fica pronta em menos de dois minutos. Mais do que isso, perde a cor vibrante e fica murcha.

Foto: Editora Panelinha