Coquetel de camarão revisitado

Coquetel de camarão revisitado
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de outubro de 2013


Estrogonofe. Maionese. Salpicão. Camarão na moranga. Há algum tempo, eles já foram a estrela de alguma festa. Mas, ah, a moda. Num dia, servir assim é legal; no outro, tem que ser assado, senão é brega.

Bom, mas aqui no Panelinha esse papo de pode-não-pode não é levado muito a sério. Por que não revisitar alguns desses pratos e lançar tendência?

Essa é a proposta do coquetel de camarão revisitado, receita que acaba de estrear no nosso acervo. Na nova versão, o camarão é grelhado, em vez de cozido, e o molho golf (que leva maionese, ketchup, molho inglês, conhaque, caldo de limão, sal e pimenta-do-reino) tem toque pessoal: a maionese é feita em casa.

O coquetel de camarão fez muito sucesso entre as décadas de 50 e 70. Originalmente, vinha em taça própria, com espaço para o gelo embaixo e um suporte para o molho e os camarões – é servido gelado, sempre. Se você não tem essas taças em casa, Pitada: só tire o camarão da geladeira na hora em que for grelhar e sirva imediatamente, cuidando pra manter o molho também refrigerado até o último momento.

Vamos à receita:

Para o molho rosé

Ingredientes
4 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
2 xícaras (chá) de óleo vegetal
4 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (chá) de molho inglês
2 colheres (chá) de conhaque
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Coloque as gemas, o vinagre e a mostarda numa tigela funda. Sob ela, coloque um pano úmido para que a tigela não fique sambando enquanto você bate a mistura. Atenção: lembre-se de que os ingredientes devem estar em temperatura ambiente para o molho não desandar.
2. Com um batedor de arame, mexa vigorosamente até que a mistura fique pálida.
3. Sem parar de bater, vá acrescentando o óleo em fio, até que vire um creme espesso. Fica ainda mais fácil se outra pessoa for regando o óleo lentamente enquanto você bate a emulsão vigorosamente.
4. Quando a maionese estiver bem firme, junte o ketchup, o molho inglês e o conhaque e misture bem. Verifique o sabor, algumas mostardas são tão salgadas que dispensam o uso do sal. Mas se quiser, tempere com uma pitada. Transfira para uma tigelinha e leve à geladeira.

Para o camarão

Ingredientes
8 camarões grandes, descascados e limpos, com o rabo
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Tempere os camarões com sal e pimenta.

2. Leve uma frigideira ao fogo médio com azeite para aquecer. Coloque os camarões em etapas, deixando espaço entre eles (não encha demais a frigideira para não soltar água). Deixe dourar por cerca de dois minutos de cada lado. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio para que não esfriem.

3. Coloque o molho rosé em tacinhas individuais e apoie 2 camarões na borda de cada taça. Sirva a seguir.