Conservas, compotas, geleias
Por Pitadas - 18 de agosto de 2014
Conservas, compotas e geleias: eis o tema do blog para esta semana. Entre receitas e pitadas, a gente vai mostrar, até sexta-feira, com dois posts por dia, por que vale a pena sempre ter uma que seja em casa. Adiantamos o assunto: elas são práticas (estão prontas, afinal!) e podem mudar o gosto de um preparo rapidinho. Falando nisso, você costuma fazer as suas em casa ou comprar pronta? Usa para quê? Em que recipiente coloca? Prefere as salgadas ou as doces? Vai ter assunto de sobra!
A gente defende que é melhor sempre ter conservas, compotas e geleias em casa – de preferência, na geladeira. Uma conserva de azeitonas vale como petisco. Muito além de fazer aparição na mesa de café da manhã, a geleia pode temperar carnes. Os doces de compota são sobremesa imediata e podem até virar topo de naked cake, como a Rita Lobo mostra no livro Pitadas da Rita, lançado em maio: um punhado de doce de mamão decora o bolo que fica na página 70. Neste post da coluna que mantém no blog do MorumbiShopping, Rita propôs um naked com compota de laranjinha kinkan, olha que lindo!.
Além da praticidade, as compotas são quase decorativas, de tão bonitas. Feitas em casa, levam conservantes naturais e ganham pontos no quesito sabor.
Pitada: termine uma refeição servindo queijos brasileiros com geleia. A gente falou deles aqui no blog: vale o coalho, tradicionalíssimo no Nordeste; o colonial, famoso no Sul do país; o canastra, com um jeitinho mineiro só dele; o arupiara, feito com leite de cabra, tipicamente paraibano; o salitre, da Serra do Salitre.
Foto: Ricardo Toscani