Como temperar o feijão

Como temperar o feijão
Compartilhe

Por Pitadas - 03 de fevereiro de 2014


Nesta semana, o Pitadas é todo dedicado ao feijão. Além do básico, para quem nunca preparou em casa um feijãozinho, vamos apresentar novas receitas e ótimas pitadas para você aproveitar ao máximo essa maravilha da nossa culinária.

Para começar, o assunto é o tempero: você tempera antes de cozinhar ou depois? Dica: ele congela superbem sem estar temperado; na hora de servir, você prepara o refogado (logo mais a gente explica), junta o feijão descongelado com o caldo e ele fica fresquíssimo, como se tivesse sido feito no dia.

Antes de cozinhar o feijão, porém, é preciso fazer o remolho, método sobre o qual a gente falou neste post. O processo é muito simples: basta deixar os grãos hidratando em bastante água por até 12 horas – isso serve para diminuir o tempo de cozimento e, principalmente, eliminar as toxinas que deixam o feijão indigesto e provacam os tão indesejados gases. Atenção: melhor ainda se durante o período do remolho você trocar a água pelo menos uma vez.

Feijão hidratado, está pronto para ir para a panela de pressão. Escorra a água do remolho e, para cada 1 xícara (chá) de feijão, junte 4 xícaras (chá) de água e 2 folhas de louro. Essa quantidade dá para 4 pessoas. Leve ao fogo médio e, quando a panela começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue, aguarde a pressão sair completamente e está na hora de temperar – ou congelar em porções, junto com o caldo.

Tempero clássico

Numa panela à parte, frite cebola picadinha, alho amassa, bacon (se quiser), pimenta (para quem gostar) e tempere com sal. Quanto? Para essa quantidade toda de feijão, use ½ cebola (ou 1 cebola pequena), 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de óleo ou de azeite ou ¼ de xícara (chá) de bacon picado. Sal, pimenta? Vá provando, mas cerca de 1 colher (chá) de sal resolve.

O jeito mais eficiente de fazer o tempero “pegar” é adicionando 1 concha do feijão, com pouco caldo, à panela do refogado. Misture amassando com a colher e junte esse feijão temperado à panela de pressão. Além de realçar o sabor, isso ajuda a engrossar o feijão.

Misture tudo e deixe reduzir no fogo baixo, sem tampa, mexendo de vez em quando para o feijão não grudar no fundo da panela. Na hora de servir, salpique folhas de salsinha.

Esse é o nosso jeito. Qual é o seu? Conta para gente via email: editor@panelinha.com.br

Foto: Ricardo Toscani