Chocolate, uma paixao mundial
Por Pitadas - 23 de março de 2015
O blog Pitadas vai adoçar a segunda-feira na marra. E não é só hoje, no dia mais azedo da semana, não. Até a Páscoa, a gente vai desvendar tudo sobre uma grande paixão mundial: o chocolate.
A estrela desta temporada especial existe há séculos e, mesmo depois de tanto tempo, ainda é tema de pesquisas, estudos e especulações. Mas existe um concesso: é bom e, se consumido com moderação, pode até fazer bem à saúde.
Dá em árvore
Aquela barra tentadora que você encontra em supermercado percorreu um longo caminho até parar nas suas mãos. O chocolate é feito a partir de sementes de cacau. O fruto, depois de colhido, passa por vários processos – e, mesmo com toda tecnologia que existe, estes procedimentos são bastante artesanais.
Pra começar, tem a separação das sementes ruins das boas. Depois elas ficam fermentando ao ar livre até secarem. É por isso que o cultivo do cacau se dá em lugares com temperatura alta, como o sul da Bahia e em regiões quentes da África, do Equador, da Venezuela e do México. Quando ficam sequinhas, estas sementes são torradas, descascadas e moídas até formar a massa de cacau. Desta massa é separada a manteiga do licor de cacau. Só depois de todo esse caminho é que são feitas as variadas composições que vão formar, de fato, o chocolate, seja ele amargo, ao leite ou até o chocolate branco que, tecnicamente, não é um chocolate.
Diferentes tipos
Em muitos países, um chocolate só é chamado de chocolate se ele não tiver gordura hidrogenada na composição e alcançar uma porcentagem mínima de cacau – se não, ganha o nome de confeito. No Brasil, o teor de cacau estabelecido é menor que o europeu. Daí nasceu a lenda de que o chocolate brasileiro não é bom. Felizmente, hoje a nossa indústria chocolateira já está investindo mais na qualidade e é possível encontrar chocolates de muita qualidade – com reconhecimento internacional e tudo.
Amargo - O termo é muito vago por uma questão muito simples: ele não especifica a porcentagem de cacau. De todo modo, se tem acima de 50% de cacau na composição, é considerado amargo. Já o "meio-amargo" tem de 35% a 45% de massa de cacau. Mas não é um termo reconhecido pelos profissionais que trabalham com chocolates artesanais, somente pela indústria.
Ao leite - Esse tipo contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo e mais leite em pó, que dá sabor e deixa a cor mais clara e uma textura mais cremosa. Existem os mais puros, que levam somente manteiga de cacau e não pode ter gordura hidrogenada e os que levam essa gordura.
Chocolate Branco - A gente chama de chocolate, mas tecnicamente ele não deveria ser chamado assim. Isso porque ele é feito a partir da manteiga de cacau, açúcar e leite e não contem sólidos de cacau.
Bem, agora que você já tem bastante informações sobre como o chocolate é feito é só ficar esperto com os rótulos. Ler a composição ajuda na escolha.
E ainda tem uma pitada: o chocolate puro do cacau derrete em uma temperatura de mais ou menos 28 ºC. A temperatura média do nosso corpo é de 36 ºC. Então, pra tirar a prova, é só segurar um pedacinho do chocolate nas mãos por alguns minutos. Se não derreter, não é tão puro assim.