Cebola no happy hour, pode? Pode!
Por Pitadas - 09 de outubro de 2015
Ela é uma das receitas-xodó do Panelinha, sucesso entre os leitores, elogio certo entre os convidados: se você ainda não conhece, prazer, pastinha de cebola caramelizada. Ela também é a prova de que um preparo que tenha sabor marcante de cebola pode ser servido na festinha, no happy hour, no jantarzinho. Desde que seja caramelizada, claro.
Caramelizar a cebola é bem fácil; só é um pouco demoradinho. Depois de rodar bastante ali na frigideira, a cebola cortada em meia-lua vai perdendo água, ganhando uma cor âmbar e um sabor adocicado, que vem do seu próprio açúcar. Parece que vai queimar, mas não vai – aliás, nem pode!
Corte cebola como profissional - assista ao primeiro episódio da série Santa Rita: técnicas culinárias beeeeeeem explicadinhas.
A pitada para chegar ao ponto certo é manter o fogo baixo durante toda a preparação, senão ela pode queimar e amargar – e isso acontece de uma hora pra outra, e não dá pra salvar. Melhor ir devagar e sempre: com o fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a cebola adquira um tom caramelo – isso demora de 15 minutos pra mais. Pitada 2: dá pra acelerar um pouco o processo colocando uma pitadinha de açúcar no início, junto com o sal.
Caramelizou ---> juntou com creme de ricota + limão + azeite + sal + pimenta + noz moscada ---> decorou ---> serviu ---> começou a festa! Veja a receita da pastinha aqui.
Veja os posts anteriores da Semana da Cebola no Pitadas:
Serviu cebola crua? Prepare uma sobremesa que leve leite
Cebola roxa inspira… Louças roxas!
Economia doméstica: corte mais cebolas de uma vez só – e caramelize!
Para cada prato tem um corte de cebola ideal. Saiba quais!
Foto: Editora Panelinha