Carne assada recheada no PF de domingo

Por Pitadas - 25 de abril de 2014
Uma carne assada, recheada, bem temperada… Serve a família toda num almoço gostoso de domingo. Quer fazer uma graça? Sirva PF prontos, montados de um jeito bem brasileiro, com direito a arroz e farofa – ou o acompanhamento que você quiser, seja um legume assado, seja um ovo frito!
Esta receita, como todas as de carne recheada, pede um tempinho considerável de marinada e panela. Mas a vinha d'alhos... Faz valer cada segundo! Essa marinada tipicamente portuguesa leva vinho tinto, alho e ervas. Durante o cozimento, ela vai apurando e resulta num molho de fundo de panela tão importante quanto a carne. Na hora de servir, ele é coado e vai à mesa numa molheira, para dar o toque final.
Pitada: a farofinha tem que ser bem temperada mesmo, para que o recheio sobressaia. E não se preocupe: a umidade da carne evita que ela fique seca.
Carne de panela recheada
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 3 horas e 30 minutos na panela + 12 horas na vinha-d’alhos
Para a vinha-d’alhos
1,5 kg de lagarto (peça ao açougueiro que faça um corte em cruz na carne, no sentido do comprimento, mas sem chegar ao final, para que possa ser recheada)
4 dentes de alho
3 folhas de louro
3 ramos de alecrim
3 xícaras (chá) de vinho tinto
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Numa tigela grande (que comporte a carne) coloque os ramos de alecrim, o louro, o vinho tinto, o sal e a pimenta-do-reino.
2. Descasque os alhos e, com a lateral da faca, esmague os dentes. Transfira para a tigela com o vinho temperado.
3. Coloque a carne, cubra com filme e leve à geladeira por cerca de 12 horas, virando a carne na marinada por pelo menos 2 vezes.
Para a farofa
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola
1 alho
½ pimentao verde
200g de linguiça seca (paio)
½ xícara (chá) de azeitona verde picada
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada
1 colher (chá) de sal
1. Sobre uma tábua, descasque a cebola e o alho e pique fino. Corte o topo do pimentão, descarte as sementes e corte em cubinhos. Corte também a linguiça em cubinhos.
2. Leve ao fogo médio uma panela com o óleo. Quando aquecer, coloque a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o pimentão e o alho, refogue por 1 minuto. Por fim, junte a linguiça e a azeitona e refogue por mais 2 minutos.
3. Numa tigelinha à parte, quebre o ovo. Acrescente à panela, tempere com sal e mexa para que misture bem, por cerca de 2 minutos. Junte a farinha e deixe dourar um pouco, mexendo sempre. Verifique os temperos e, se necessário, tempere com mais um pouco de sal.
Para cozinhar
3 colheres (sopa) de óleo
1. Com uma colher, recheie a cavidade feita na carne com a farofa (não descarte a farofa que restar, ela será servida com a carne depois de pronta). Com uma agulha grande e barbante, costure a abertura para que não entre molho na farofa.
2. Leve ao fogo médio uma panela (grande o suficiente para cozinhar a carne) com o óleo. Quando aquecer, junte a carne e, conforme for dourando, vire para que frite de todos os lados e por igual – cerca de 4 minutos.
3. Abaixe o fogo e regue a carne com a vinha-d’alhos. Tampe a panela e deixe cozinhar por 3 horas e 30 minutos virando, com cuidado, a carne de vez em quando. Sempre que o caldo começar a secar, coloque 1 xícara (chá) de água.
4. Faltando 5 minutos para terminar de cozinhar, destampe a panela parcialmente, para que o caldo evapore um pouco (se secar demais, coloque um pouco mais de água).
5. Retire a carne da panela e, com cuidado, corte em fatias de cerca de 1 dedo de espessura. Com uma peneira, coe o molhinho que se formou na panela e transfira para uma molheira.
6. Sirva a carne fatiada com arroz, farofa de linguiça e o molho à parte.
Leia os posts anteriores do especial PF - Prato Feito:
Acompanhamentos cremosos para o PF
Peixe da Sandi no PF do dia
Legumes assados que vão bem num PF
PF de lombo assado
Arroz: o acompanhamento tem-que-ter do PF
PF com tutu de feijão-branco
Foto: Livia Miglioli