Blinis de tapioca com salmão defumado

Por Pitadas - 21 de fevereiro de 2014
A ideia nesta semana toda, você já sabe: propor receitas sem glúten, mas com sabor e charme de sobra. A gente finaliza os trabalhos com este prato, pronto para receber um grupo pequeno em casa e a eles servir uma versão de blinis com salmão defumado e creme azedo.
Nesta tapioca, fomos um pouco além: a ideia era dar um toque refinado a um ingrediente que está acostumado a aparecer no café da manhã ou no pestisco. Por isso usamos beterraba para hidratar – e ela ganhou uma cor rosa que surpreende!
Assim, a tapioca substitui o blinis, aquela panquequinha feita a partir de farinha de trigo, mas agora num jantar leve, gostoso e livre de glúten. E o creme de iogurte faz as vezes de creme azedo, bastante usado nos Estados Unidos, conhecido como sour cream.
Tapioca de beterraba com creme de iogurte e salmão defumado
Serve 4
Tempo de preparo: 15 minutos
5 colheres (sopa) de cream cheese
5 colheres (sopa) de iogurte natural
¼ de colher (chá) de raspas de limão siciliano
2 ½ xícaras (chá) de polvilho doce (250g)
1 beterraba média descascada e cortada em cubos
2 xícaras (chá) de água
1 embalagem de salmão defumado (100g)
sal a gosto
Modo de preparo
1. Numa tigela misture o iogurte, o cream cheese e as raspas de limão com uma colherinha. Reserve na geladeira.
2. No liquidificador bata os cubos de beterraba com a água até virar suco. Passe por uma peneira para deixar bem liso.
3. Prepare a massa de tapioca: numa tigela coloque o polvilho doce e regue, aos poucos, com ¾ de xícara (chá) do suco de beterraba. Com a ponta dos dedos, quebre as pedras de polvilho que se formam (a textura final deve ser a de uma farinha úmida, mas solta). Se precisar, passe a tapioca por uma peneira depois de hidratada, assim fica mais fácil de quebrar as eventuais pedras que se formarem. Tempere com sal.
4. Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo alto. Para saber se ela está quente o suficiente, salpique um pouco da massa: ela deve pular depois de alguns segundos. Meça ½ xícara (chá) da tapioca hidratada, coloque no centro da frigideira e espalhe com uma espatula até cobrir o fundo. Deixe por 2 minutos e vire, aquecendo por mais 1 minuto.
5. Está pronto para servir: dobre a tapioca na metade e disponha num prato com algumas fatias de salmão ao lado. Sirva o creme de iogurte num potinho, para que ele não amoleça a tapioca antes da hora.
Foto: Ricardo Toscani