Biblioteca: A Arte da Comida Simples
Por Pitadas - 22 de janeiro de 2013
Este livro vai acabar com o preconceito contra publicações de culinária sem fotos. Duvida? Está feita a aposta. Até para quem não sabe cozinhar, há uma vantagem em livros de receitas só de texto: o leitor é obrigado a prestar ainda mais atenção na receita e pode imaginar o resultado com mais liberdade. Nesse, inclusive, a primeira parte é dedicada a quem nunca fritou um ovo mas precisa ter comida gostosa todo dia na mesa. Tem orientação sobre despensa, equipamentos e até organização da cozinha.
Depois vem uma aula rápida sobre o planejamento de cardápios para as mais variadas situações. Em seguida, vem as receitas simples, para quem vai começar do zero: quatro molhos essenciais, saladas, pães, sopas, leguminosas, massas, polenta, ovos, tortas, biscoitos... e algumas técnicas de cocção bem simples, como brasear e grelhar.
Na segunda parte do livro é que surgem as receitas mais elaboradas, para quem já passou do bê-á-bá. São mais de 200 receitas ótimas para o dia a dia. Para completar, a autora, Alice Waters, renomada chef americana, é uma das precursoras do slow food — movimento mundial que defende uma alimentação mais natural — e ensina como aplicar estes preceitos na culinária caseira.
Originalmente, o livro foi lançado em 2007, mas já é um clássico da biblioteca gourmet. Mesmo sem fotos — ou será que é por não ter fotos? A edição brasileira foi feita pela editora Agir. Indispensável.