Alta temporada
Por Pitadas - 12 de julho de 2013
Observar a sazonalidade dos ingredientes é uma atitude sábia: além de garantir produtos mais frescos, você ainda economiza. E isso vale ainda mais a pena quando o alimento em questão costuma ser caro.
É o caso do aspargo, essa hortaliça tão saborosa, mas que ainda tem o cultivo restrito no Brasil. A safra é justamente entre julho e agosto. É hora de aproveitar! Além de ser rico em vitaminas e minerais, tem pouquíssimas calorias.
Aspargos são ótimos para fazer risotos, sopas e massas ou simplesmente grelhados, temerados com azeite e limão. É um acompanhamento saboroso (e chiquérrimo) para carnes, aves e peixes.
Pitada
A preparação do aspargo tem alguns truques. O primeiro é o corte certo do talo. A base do caule é bem durinha e deve ser utilizada para preparar cremes e sopas (na cozinha, nada se perde, tudo se aproveita). O melhor jeito de achar o ponto certo é dobrar o caule, bem perto da base: a parte dura se quebra sozinha.
O segundo truque é o branqueamento, um processo simples usado para manter a textura correta e a cor viva dos alimentos. É simples mesmo: leve um pouco de água com sal ao fogo e, quando ferver, coloque os aspargos para cozinhar por 1 minuto. Retire coloque imediatamente numa tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Depois disso, ele estará pronto para ser consumido ou para ser usado nas mais variadas preparações.