A simplicidade do luxo
Por Pitadas - 19 de agosto de 2013
Se há luxo na simplicidade, é verdade também que pode haver simplicidade no luxo. Complexo? Conceitual demais? Então vamos à prática. Afinal, esta é uma palavra-chave no nosso trabalho, e no livro que inspira esta semana especial de Pitadas, o Cozinha de estar, de Rita Lobo. Queremos que sua vida fique mais saborosa na prática!
No post anterior, você viu que o clássico copo Americano, com aquela carinha de boteco, ficou todo elegante recheado de tiramisu, sobremesa que Rita prepara no ‘Cozinha de estar’. Acontece que o contrário também é verdadeiro: um simples sagu de vinho ganha glamour instantâneo servido na taça aberta de champanhe — que, aliás, parece ter caído em desuso. Aqui no Pitadas, a gente adora peças antiguinhas, seja para dar outros usos, ou mesmo para as finalidades originais. A taça de champanhe fica linda com a bebida e ainda pode ganhar espetinhos de frutas vermelhas congeladas — que ajudam a manter a temperatura, sem diluir a bebida. Não é simples deixar o cotidiano mais luxuoso, nêga?
Pois bem, se você não herdou da sua avó — ou daquela tia rhyca — , o jeito é recorrer às feiras de objetos de segunda, brechós e mercados livres pela internet para encontrar um conjunto lindo de taças de champanhe. Agora, se elas estão no seu armário e em vez de sagu ou champanhe só recebem poeira, está na hora de aproveita-las. Coragem! Essa é o melhor Pitada para deixar receitas simples arrumadas para a festa.
Comemore conosco o lançamento do selo editorial Panelinha, em parceria com a Companhia das Letras.
Fotos: Gilberto Oliveira Jr e Fernando Esselin.
A foto do sagu originalmente foi feita para a revista Lola.