10 Especiarias Nota 10: cravo

10 Especiarias Nota 10: cravo
Compartilhe

Por Pitadas - 04 de abril de 2016


Cravo combina com…? Segundo o livro Dicionário de sabores, de Niki Segnit, com café, carne vermelha, gengibre, pêssego, laranja, banana, maçã, cebola, manjericão, bacon e carne de porco. E tomate – molhos condimentados, como ketchup, levam cravo-da-índia, especiaria de aroma doce e penetrante, com sabor levemente amargo, quente.

Não é interessante pensar como essa florzinha, seca, tão perfumada, e que a gente cresceu vendo no arroz doce e na canjica, vai bem com preparos tão diversos?

A listinha lá do primeiro parágrafo é ótimo empurrãozinho pra tirar o cravo da rotina dos doces. Seja em pó, seja em flor (ainda em botão, colhida antes de amadurecer), ele é potente; um pouco já basta. No caso da especiaria em pó, melhor ir bem mais devagar, colocando de pouquinho até acertar, senão pode estragar o preparo inteiro.

Olha que sorte: tem receita de ketchup caseiro para usar o cravo em pó. Ele também pode ser misturado a gosto no pó do café.

Nesta versão de quentão – que é servido gelado – o cravo tem papel importante, afinal o nome da bebida é drinque perfumado. Sem cravo, os caldos caseiros não são a mesma coisa. Nem o tender do Natal!

Voltando aos doces: use nos de compota (mas tire os cravos antes de servir). Em pó, coloque em massas de biscoito, ou use para temperar carnes.

Você já leu aqui no especial ‘10 Especiarias Nota 10’ que os aromas são voláteis. O cravo tem alta concentração de moléculas aromáticas, por isso quanto mais novos, mais eficientes. Providencie potes de fechamento hermético para guardar.

Leia no Blog da Rita: é agora que a gente te convence a usar especiarias!


Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.