Xô, preguiça! A importância de sovar bem a massa
Por Pitadas - 21 de abril de 2015
Na hora de fazer pão caseiro, a sova é o passo essencial para a receita ser um sucesso. Não é exagero: aperte, amasse, estique e dobre a massa sobre si mesma até cansar o braço. Tudo para conseguir fazer um pão leve e fofinho.
Tecnicamente falando, a sova é o momento em que, não só criamos uma textura homogênea, mas formamos as cadeias de glúten (proteína) e deixamos a massa mais elástica.
Veja aqui a receita do Naan, pão indiano
Calma, a gente explica: internamente, a massa é uma bagunça, com proteínas completamente dispersas. A sova organiza essas proteínas, formando uma textura lisa e elástica. Desta maneira, durante a fermentação, a massa cresce da forma desejada. Se ela não estiver elástica o suficiente, o gás carbônico liberado no processo de fermentação fica aprisionado, sem ter para onde ir. A consequência de uma sova mal feita é um pão massudo e pesado.
Agora que você já aprendeu a receita do naan, e já sabe a importância de sovar a massa do pão caseiro, sem mais preguiça na organização do happy hour de sexta-feira. Pãozinho pronto, amanhã é hora de partir para os acompanhamentos.
Foto: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha