Tábua de queijos brasileiros faz figura
Por Pitadas - 25 de outubro de 2013
A gente falou sobre servir como sobremesa queijo da Serra da Canastra com mel ou doce de leite neste post aqui, você viu?
Essa ideia veio de uma tendência da gastronomia: os queijos brasileiros estão em alta. Em São Paulo, abriu recentemente uma loja de queijos brasileiros chamada Queijaria (rua Aspicuelta, 35, Vila Madalena), especializada nos itens nacionais de pequenos produtores.
O Panelinha foi conhecer e gostou do que viu: uma loja charmosa, com atendentes aptos a informar sobre cada tipo de queijo – são mais de 50 tipos, que vêm de seis Estados diferentes. Uma visita à loja basta para que você reconheça que sabe mais de queijos franceses do que de brasileiros – que vão além do minas, prato, requeijão e catupiry.
Comece, claro, pelo famoso queijo da Serra da Canastra, que até agosto deste ano não podia ser vendido fora de Minas de Gerais por ser feito com leite cru, e não pasteurizado. E depois prove os da Serra do Salitre, de Araxá, da Paraíba e até das búfalas de Marajó (PA).
Imagina receber com uma tábua recheada de queijos brasileiros? Sucesso total com as visitas. Pitada: espete palitinhos com papel, onde vai escrever o nome de cada um, assim todo mundo saboreia e aprende ao mesmo tempo. Veja abaixo o que tem na nossa tábua, pensada para 6 pessoas.
O Salitre, queijo de leite cru de vaca, é como um gorgonzola, mas sem o mofo. Vem da Serra do Salitre (MG).
O Caprilin é um queijo fresco cremoso, de cabra, feito com leite cru e temperado com limão e pimenta. Feito em Casa Branca (SP).
O Petrolina é um queijo cozido de vaca, pasteurizado, meio adocicado, e que vem com bolinhas de queijo previamente marinadas no vinho. Vem de Gravata (PE).
O Arupiara é um queijo cozido de cabra, pasteurizado, de gosto suave, mas bem característico. Vem da fazenda da família de Ariano Suassuna, em Taperoá (PB). As cabras vieram de Portugal e agora se alimentam basicamente de cactos.
O Canastra do Zé é um queijo de vaca feito com leite cru, o mais famoso dos queijos da região DOC-Canastra. Vem de São Roque (MG). Pitada: conserve o Canastra fora da geladeira, numa tábua, e cubra com pano limpo. Se notar sinais de ressecamento, umedeça o pano e volte a colocá-lo sobre o queijo.