Receita do Pão Nosso: a salada panzanella

Receita do Pão Nosso: a salada panzanella
Compartilhe

Por Pitadas - 08 de janeiro de 2014


Já tem o livro Pão Nosso? Ainda não tem? De qualquer um dos jeitos, você deve gostar de saber que o autor, Luiz Américo Camargo, vai dar aula-demonstração em São Paulo no dia 09/02 (domingo) na Livraria da Vila da Alameda Lorena (número 1731). Luiz vai mostrar como prepara o fermento e ainda vai ensinar ao vivo técnicas para sovar e modelar o pão. Os lugares são limitados e as senhas serão distribuídas uma hora antes.

Curta a fanpage do livro Pão Nosso no Facebook para tirar dúvidas com o autor.

Agora vamos falar da panzanella. Quem ama & adora pão vai amar esta salada italiana, ideal para os dias em que aquele exemplar que você fez com todo carinho, ou comprou numa padaria especial, está para chegar ao prazo de validade. Na salada, ele ganha sobrevida de rei.

A receita que você vê abaixo está no livro Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo (Editora Panelinha).

Panzanella
Serve 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos (para manipulação) + 1 hora (para descansar)

Na natureza nada se perde, porque nada podia ser perdido. Na chamada cucina povera, a cozinha popular italiana de produtos simples e baratos, da escassez, do reaproveitamento, a panzanella ocupa um papel de destaque. É uma salada com vegetais prosaicos e um excelente artifício para utilizar aquele pão que sobrou dos dias anteriores. Como acontece com muitas receitas da Itália, não há um jeito único de fazer. Existem, isso sim, interpretações regionais. Esta versão tem inspiração toscana e é pobre de fato. Você vai encontrar variantes com muçarela de búfala, outros queijos, aliche... Mas a nossa é sem proteína: quem dá a substância é ele, o pão (e, embebido pelo suco dos vegetais, pelo azeite e pelo vinagre, ele recobra a dignidade e fica delicioso).

Ingredientes
2 tomates bem maduros, sem pele
4 a 6 fatias de pão amanhecido
1 cebola-roxa
1 pepino
um punhado de manjericão
2 colheres (sopa) / 30 ml de vinagre de vinho branco
6 colheres (sopa) / 90 ml de azeite extra-virgem
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
1. Se a casca das fatias de pão estiver muito dura, corte-a. Coloque de molho numa tigela, cobrindo com água e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco. Deixe o pão amolecer, mas sem excessos: não é para virar uma papa. Quanto tempo leva? Depende da consistência do pão. Retire da água, reserve.

2. Tire a pele dos tomates e corte-os em cubos, aproveitando inclusive a “água” que se desprende. Coloque-os numa saladeira.

3. Descasque e corte a cebola em rodelas bem finas; corte o pepino, também em fatias fininhas. Junte tudo aos tomates.

4. Rasgue o pão amolecido em pedaços pequenos, com as mãos. Adicione à saladeira.

5. Rasgue as folhas de manjericão e agregue. Tempere com sal, pimenta-do-reino, 2 colheres (sopa) de vinagre e uma generosa quantidade de azeite, no mínimo 6 colheres. Mexa bem, de modo que o pão absorva todo o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta.

6. Cubra com filme e deixe na geladeira por 1 hora. Leve à mesa alguns minutos antes de servir, para que volte à temperatura ambiente.

Foto: Charles Naseh/Divulgação