Rabanada salgada do Pão Nosso

Rabanada salgada do Pão Nosso
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de novembro de 2013


O Natal está chegando, mas pra gente rabanada é assunto atualíssimo e tem muito mais a ver com o lançamento do Pão Nosso. Logo abaixo você vai ver em primeira mão uma das receitas do livro dedicado aos pães caseiros escrito por Luiz Américo Camargo, sobre quem você leu neste post.

A ideia é aproveitar aquele pão que é candidato a sair de cena dando a ele mais uma chance de vida no prato: na forma de rabanada, só que salgada. Pensando bem, quem disse que esta não é também uma boa ideia para a tradicional rabanada da manhã do dia 25/12? Tem sempre alguém que prefere salgado a doce… Ah, na hora de levar à mesa, escolha um refratário bem lindo, para valorizar o prato.

Rabanada salgada
Rende 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

É a velha rabanada, reapresentada de um outro jeito (neste caso, mais perto tecnicamente da receita do pain perdu, primo francês do quitute). Pois quem disse que ela sempre precisa ser doce? Nesta proposta, a ideia é não apenas devolver ao pão um pouco da umidade e da textura crocante que o tempo levou embora, mas também transformá-lo em ingrediente de base para algo que pode virar um petisco ou até uma alternativa para o lanche. O queijo, você escolhe conforme seu gosto. O gruyère, por derreter facilmente, é uma ótima pedida. Mas nada impede que você crie uma versão abrasileirada com queijo Minas ou opte ainda por muçarela. Para acompanhar, uma bela fatia de presunto também é bem-vinda.

Ingredientes
6 fatias de pão
1 unidade de ovo
1 xícara (chá) / 240 ml de leite
uma pitada de noz-moscada ralada na hora
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
queijo parmesão para gratinar a gosto

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Corte seis fatias de pão, que não podem ser muito finas. Elas devem ter pelo menos 1 cm de espessura.

2. Num prato fundo, bata o ovo; junte o leite, tempere com uma pitada de sal (e um pouquinho de pimenta-do-reino e de noz-moscada, se quiser) e misture tudo muito bem.

3. Mergulhe o pão no prato com o leite e o ovo. Primeiro de um lado, depois de outro. Se o pão estiver muito duro, deixe uns instantes a mais, para amolecer.

4. Em seguida, passe as fatias para uma frigideira, mas tome o cuidado de escorrer um pouco o pão, para que não fique com excesso de leite e ovo. Doure as fatias em um pouco de manteiga, dos dois lados – mas é só para dourar, mesmo; nada de tostá-las, pois irão para o forno na sequência.

5. Transfira as fatias para um refratário. Cubra-as com queijo em lascas, leve ao forno preaquecido, para derreter (a ideia é que seja rápido, coisa de 5 minutos).

6. Retire do forno e sirva ainda quente, com os frios de sua preferência. Se quiser, rale mais um pouco de queijo e regue com um fio de azeite.

Foto: Charles Naseh