Presente de Natal: chutney de manga

Presente de Natal: chutney de manga
Compartilhe

Por Pitadas - 05 de dezembro de 2013


O chutney é uma geleia salgada. Essa conserva de cozimento lento, indiana, é feita com algum tipo de ácido, especiarias e açúcar. E é perfeita para comer com pratos salgados. Combina muito bem com a ceia de Natal – o agridoce exótico se dá curiosamente bem com peru, tender e farofa.

Se você foi convidado para passar a ceia na casa de alguém, pode levar um pote de chutney de presente, feito pelas suas próprias mãos – não tem ato mais gentil. Aqui a gente entrega a receita do chutney de manga. Vai fazer? Escolha a manga Palmer, que é mais fácil de cortar.

Chutney de manga
Faz 4 potes pequenos
Tempo de preparo : 15 minutos + 1 hora para o chutney cozinhar

Ingredientes
2 mangas Palmer
1 ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
½ cebola
1 dente de alho
1 canela em rama
½ pimentão vermelho
¼ de xícara (chá) de uvas-passas
¼ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
¼ de xícara (chá) de água

Modo de preparo
1. Numa tábua, apoie a manga e descasque com uma faca ou descascador de legumes. Corte a fruta em fatias, no sentido do comprimento, até chegar bem rente ao caroço. Corte as fatias em tiras e, as tiras, em cubos de 1 cm. Transfira para uma panela média (onde será preparado o chutney) e reserve.

2. Descasque o alho e a cebola e pique fino. Com uma faca de legumes retire as sementes do pimentão, corte em tiras e, as tiras em cubinhos de 0,5 cm.

3. Junte à panela com os cubos de manga o alho e a cebola picados, os cubinhos de pimentão, o gengibre ralado, a canela em rama, as uvas-passas, o açúcar, o sal, o vinagre de vinho branco e a água. Misture com uma espátula de silicone e tampe a panela. Leve ao fogo baixo por 1 hora, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo (não esqueça de voltar a tampar a panela).

4. Desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Transfira para potes de vidro esterilizados e conserve na geladeira por até 3 semanas.

Fotos: Gilberto Oliveira Jr