Naked cake: a caldinha de açúcar
Por Pitadas - 03 de setembro de 2013
Bolo bom é bolo úmido, confere? Ainda mais se for um bolo festivo, que pode ser feito no dia anterior, e tende a ressecar um pouquinho na hora de ir para a mesa. Por isso, uma caldinha de açúcar é sempre bem-vinda.
Esse foi um dos truques que a gente usou para fazer o naked cake de 1 ano de aniversário do Pitadas. A massa, de chocolate bem escuro, não podia (nem merecia) ficar seca. Para garantir uma textura boa por mais tempo, a gente preparou a seguinte poção mágica, tome nota.
Caldinha de açúcar
Ingredientes
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
Modo de preparo
Numa panelinha, misture o açúcar, a água e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto, até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Passo a passo
Antes de colocar a calda, corte o topo de dois dos discos com uma faca de confeiteiro, para que eles fiquem nivelados (foto 1). Reserve o mais retinho para finalizar a montagem.
Faça, então, furinhos na massa dos dois discos nivelados com um palito (ou um espaguete cru), delicadamente, sem deixar chegar até o outro lado (foto 2). Com um pincel, espalhe a calda de açúcar, sem encharcar o bolo (foto 3). Conte cerca de 2 colheres (sopa) para cada disco.
A receita completa do bolo vamos passando em Pitadas. Será que você acompanhou todos os passos? Veja abaixo.
Saiba que utensílios você precisa ter à mão para preparar um naked cake sem erro.
Aqui, você aprende a receita do nosso incrível creme de confeiteiro.
Foto: Gilberto Oliveira Jr