Molho de vinho para carnes
Por Pitadas - 21 de janeiro de 2014
Carne assada pede um caldinho extra, não? É que, no forno, ela às vezes acaba ressecando – ou mesmo perdendo o tempero durante o cozimento. Um jeito simples de contornar essa situação é preparar um molho especialmente para a carne.
A gente testou uma nova receita, que você confere aqui no Pitadas em primeira mão. Na panela, vai vinho tinto, alecrim e cebola. A manteiga dá um toque cremoso no final.
Olha essa pitada: molhos feitos com vinagre e/ou vinho devem ficar mais tempo no fogo para diminuir a acidez. Para ficar melhor ainda: ao fim, junte os sucos da carne assada ao molho, assim ele fica mais encorpado.
Molho de vinho para carne
1 cebola grande
4 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
¼ de xícara (chá) de vinagre balsâmico
2 xícaras (chá) de vinho tinto
2 xícaras (chá) de caldo caseiro de legumes ou de carne
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
1. Com uma faca afiada corte fino a cebola e o alho.
2. Numa frigideira junte a cebola e o azeite e refogue por 3 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho e o alecrim e deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre.
3. Regue com o vinagre balsâmico e quando formar um xarope junte o vinho tinto. Deixe cozinhar até que ⅔ do líquido tenham evaporado, ou seja, o que sobra na panela é ⅓ do liquido.
4. Junte o caldo de legumes e deixe reduzir pela metade.
5. Retire o ramo de alecrim e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
6. Junte a manteiga e misture vigorosamente. Se tiver sobrado o caldinho da carne assada, pode juntar com o molho. Coe antes de servir.
Foto: Ricardo Toscani