Moedores: veja os mais adequados para sal e pimenta
Por Pitadas - 18 de novembro de 2014
Quem nos acompanha sabe que a gente não dispensa o sal e a pimenta-do-reino moída na hora para temperar a maioria dos preparos. E moer na hora não é frescura! No caso da pimenta, ela preserva os óleos essenciais. Assim, os pratos ficam mais perfumados e saborosos.
É bem diferente de quando se usa a pimenta já moída, onde os óleos evaporam e todo o aroma acaba se perdendo. É por isso também que, na maioria da vezes, as vendidas em pó não têm muito sabor.
O moedor é realmente um utensílio indispensável. Então, vale investir. Os adoradores da especiaria podem ter até mais de um, com diferentes tipos.
Há vários modelos de moedores no mercado. O design pode até variar, mas é necessário ter atenção ao material da engrenagem. Como os grãos de pimenta são mais durinhos, a lamina normalmente é de metal. Outra pitada, é comprar a pimenta que já vem com o moedor acoplado e que permite a troca do refil, como é o caso da pimenta da marca Carmencida.
A gente também adora sal moído na hora, mas é preciso ter cuidado ao utilizar o mesmo utensílio. Devido as suas propriedades, o sal acumula mais umidade e acaba enferrujando as engrenagens de metal do moedor. Para evitar que isso aconteça, o material utilizado para este tipo de produto é normalmente o plástico ou acrílico. Por outro lado, estes moedores podem não ser fortes o suficientes para moer os grão de pimenta.