Michael Pollan reflete sobre Cozinhar

Michael Pollan reflete sobre Cozinhar
Compartilhe

Por Pitadas - 11 de setembro de 2014


Quem acompanha as pitadas de livros aqui no blog já conhece o jornalista e escritor Michael Pollan, americano famoso por defender uma alimentação mais saudável. Seu último livro, Cozinhar – uma história natural da transformação (editora Intrínseca), acaba de ser traduzido para o português e trata do assunto de que a gente mais gosta: fazer a própria comida. Nesta semana, em que a gente mostra ideias de refeições individuais feitas com comida de verdade – perfeitas para levar ao trabalho ou para quem faz home office – a dica não poderia cair melhor.

Para escrever o livro, o autor mergulhou nos ensinamentos da cozinha com a ajuda de chefs profissionais e, depois de refletir sobre a transformação dos alimentos, dividiu seu texto em quatro capítulos que levam os nomes dos quatro elementos: fogo, sobre a técnica de cozimento e carnes; água, para cozinhar em recipientes, vegetais e ensopados; ar, quando o assunto é pães e assados; e terra, para fermentação, queijos e cerveja.

Pollan foi evoluindo o pensamento sobre a comida a cada livro. Primeiro, escreveu sobre como o alimento é produzido e o caminho que faz até a mesa; passou por ensinamentos de como consumir a comida de forma mais saudável sem as chatices de uma dieta, até finalmente chegar na cozinha, o que acontece nesta última publicação, que tem linhas mais biográficas. "Existe atividade menos egoísta, trabalho menos alienado, tempo menos desperdiçado do que aquele gasto preparando algo delicioso e nutritivo para quem você ama?", defende ele, mostrando que descobriu um verdadeiro apreço em transformar os alimentos em comida.

Considerado um dos homens mais influentes do mundo, Pollan é um crítico da cultura gastronômica de nosso tempo: do excesso de comida industrializada, da falta de conhecimento da origem dos alimentos que consumimos, e da forma como comemos. Seu lema, que está no livro Em Defesa da Comida, é: "Coma comida, não muita, sobretudo vegetais".

Leia mais sobre o autor no Pitadas:

Regras da comida

Top 20 livros para presentear


Leia mais do especial Porção Individual:

Porção individual: creme de abacate levinho

Porção individual: leve suas marmitas em potes de vidro

Porção individual: grão-de-bico com frango, cenoura e cebola caramelizada

Porção individual: frango desfiado com repolho e abacaxi

Porção individual: molho de iogurte para deixar a salada apetitosa

Porção individual: carne desfiada com grão-de-bico e vinagrete

Foto: Ricardo Toscani