Massa com ragu de cordeiro
Por Pitadas - 29 de maio de 2014
Massa é sempre bom. No friozinho, a sensação de conforto aumenta. Se for acompanhada de ragu, melhor ainda. E se o ragu for de cordeiro, então… fica incrível! Gostou? Então esta é pra você.
A origem do nome ragoût é francesa. Pode ser traduzido por ensopado, mas para os italianos o ragu é um molho nobre com carnes, legumes, vinho e extrato de tomate. A carne utilizada pode variar: vale contrafilé, porco, rabada, costela e até peixe.
A receita tradicional é a do ragu à bolonhesa, que leva presunto de parma picado com a capa de gordura e caldo feito à base de músculo cozido. Mas as adaptações são sempre bem vindas. É necessário ter atenção sempre ao tempo de cozimento, pois ele varia de acordo com o tipo de carne.
A pitada do macarrão com ragu é a escolha da massa. Quando o prato tem molhos com carnes, como o nosso ragu, é melhor optar por massas ocas tubulares como o rigatoni e o penne, ou então côncavas, como o conchiglie e o fusilli. Esses formatos permitem que o molho se misture melhor com a massa. Na receita testada, a gente foi de casareccia.
Massa com ragu de cordeiro
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos + 3 horas na panela
Para o ragu
Ingredientes
500 g de carne de cordeiro em cubos médios
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada fino
2 dentes de alho picados fino
2 tomates sem casca e sem sementes, picado fino
2 ramos de tomilho
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
1. Numa tigela grande, misture a farinha com sal e pimenta-do-reino. Junte os cubos de cordeiro e envolva na farinha temperada.
2. Leve uma panela grande ao fogo médio com o óleo. Quando aquecer, coloque os cubinhos em etapas, sem amontoar no fundo da panela. Frite até dourar todos os lados, e transfira para um prato.
3. Regue o fundo da panela com ¼ de xícara (chá) de água, e raspe bem com uma espátula ou uma colher de pau. Junte a cebola, o tomate picado e o alho, e cozinhe até a água evaporar e a cebola começar a ficar transparente.
4. Volte os cubos de cordeiro à panela, junte o tomilho, 3 xícaras (chá) de água e mexa bem. Cozinhe com a tampa fechada por 2 horas e 30 minutos. Mexa de vez em quando, e complete com água até a metade conforme o líquido for evaporando.
5. Com uma escumadeira, retire os cubos de carne da panela e transfira para uma tábua. Pique fino com uma faca e volta à panela. Regue com o vinagre balsâmico, misture e cozinhe por mais 20 minutos, até o caldo engrossar.
Para a massa
4 l de água
2 colheres (chá) de sal
3 xícaras (chá) de macarrão tipo casareccia (ou outro de sua preferência)
1. Leve uma panela grande ao fogo médio com a água e o sal. Quando ferver, junte o macarrão e cozinhe o tempo indicado na embalagem.
2. Escorra a massa e transfira para a panela com o ragu ainda quente. Misture delicadamente e sirva a seguir, com um fio de azeite e queijo parmesão ralado por cima.
Veja mais posts da semana Conforto:
Peixe com leite de coco
Ragu de carne
Acompanhamentos para o ragu
Mesa preto e branco
Foto: Ricardo Toscani