Galinhada: numa panela só
Por Pitadas - 06 de maio de 2014
Tem gente que guarda a galinhada em uma prateleira específica da memória: aquela dos pratos que remetem à infância. Será por isso que ela é também uma refeição que tem todo jeito de comfort food?
E nem precisa ser gaúcho pra isso. É que em 2011, um projeto de lei tornou a galinhada o prato oficial da cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. O preparo é feito desde 1876 em homenagem a São Sebastião Mártir, o padroeiro da cidade.
Mas, qual! Hoje, tem até galinhada em restaurante chique de São Paulo, não tem? O prato não poderia faltar nesta semana no Pitadas, em que tudo se prepara numa panela só. E o melhor é que você ainda pode aproveitar aquele frango que sobrou, além de dar uma variada na combinação arroz + carne.
Galinhada
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 2 horas + 45 minutos na panela
Ingredientes
1 frango inteiro, de cerca de 2 kg
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1/3 de xícara (chá) de folhas de coentro
1/3 de xícara (chá) de talos de cebolinha
2 colheres (sopa) de caldo de limão
½ colher (sopa) de cominho em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres (sopa) de azeite
1 ½ xícara (chá) de arroz
Modo de preparo
1. Prepare o tempero para o frango: numa tábua, descasque os dentes de alho e a cebola; pique fino junto com as folhas de coentro e os talos de cebolinha. Corte o tomate em metades (na horizontal) e retire as sementes com o dedão; pressione uma das metades contra a tábua, com a pele para baixo, até ficar plana; corte a metade em tiras e as tiras, em cubos; repita com a outra metade de tomate.
2. Transfira a cebola, o alho, as ervas, o pimentão e os tomates picados para uma tigela grande. Reserve.
3. Lave em água corrente e seque o frango com um pano de prato limpo. Usando uma tesoura para destrinchar ou faca afiada, corte o frango em oito pedaços (2 peitos, 2 coxas, 2 sobrecoxas e 2 asinhas), sem retirar a pele.
4. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os temperos picados e junte o caldo do limão. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cominho em pó. Com as mãos, misture para envolver bem. Cubra a tigela com filme e leve à geladeira por 2 horas.
5. Numa panela grande em fogo médio, aqueça o azeite. Retire o excesso de tempero do frango e deixe na tigela. Doure os pedaços de frango em etapas, cerca de 7 minutos cada, sem amontoar no fundo da panela. Junte o tempero e misture. Cozinhe por 5 minutos e cubra com o dobro de água. Deixe cozinhar sem tampa por 45 minutos ou até o frango ficar macio, mexendo de vez em quando.
6. Leve uma panelinha com 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto, e deixe ferver.
7. Quando o frango estiver cozido, junte o arroz, a água fervente e misture. Cozinhe com a tampa entreaberta por 15 minutos, ou até o arroz cozinhar. Ajuste o sal, desligue o fogo e sirva a seguir.
Foto: Livia Miglioli