Farofa de carne seca
Por Pitadas - 26 de março de 2014
Paçoca quer dizer, em tupi, "terminar socando". É por isso que o prato tão típico do Nordeste, a paçoca de carne seca, leva esse nome de origem indígena. Na receita original, a farinha (de mandioca ou de milho) é socada com a carne seca já refogada, de modo que ela fique não só bem desfiada, mas que seus sucos umedeçam a farinha antes de servir.
A nossa versão é cidade-grande: a gente pula a parte do pilão para deixar o preparo mais rápido e prático. Outra adaptação urbana: no dia de testar a receita, a gente preferiu usar a manteiga comum, e não a de garrafa, como manda a tradição. O resultado é uma farofa deliciosa!
Farofa de carne seca
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
250 g de carne seca desfiada
½ cebola fatiada fino
1 dente de alho picado
1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
2 colheres (chá) de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
1. Leve uma panela média ao fogo alto e derreta a manteiga. Junte a cebola e abaixe o fogo para médio. Refogue até ficar transparente, junte o alho e mexa até perfumar. Adicione a carne seca e misture bem. Deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
2. Junte a farinha de mandioca na panela e tempere com sal. Com uma espátula, mexa sempre até a farinha tostar (cerca de 5 minutos). Sirva a seguir.
Os posts anteriores do Especial Carne Seca:
Mesa elegante para servir a carne seca
Trouxinha de carne seca acebolada
Receita: carne seca acebolada
Carne seca: como comprar e preparar
Foto: Livia Miglioli