Especial Fazenda da Annelise

Especial Fazenda da Annelise
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de junho de 2014


Nesta semana, o Pitadas faz uma viagem ao campo. O destino é a fazenda da famíilia da estilista, fotógrafa e artista Annelise de Salles. Sabe uma fazenda inacreditavelmente linda? Assim é este lugar, que a família dela comprou ainda no século XIX. Nos tempos áureos do café, a fazenda, que fica no interior de São Paulo, produzia que só ela, mas hoje em dia, apenas uma parte do espaço existe, justamente o que compreende a bela sede, que passou por reforma e serve de refúgio de férias e fim de semana para uma grande família. "Passei minhas férias ali quando criança e hoje meus filhos fazem o mesmo. Convivo com primos distantes que mal conheceria se não fosse esse ponto de encontro de todos nós", diz Annelise, que assina as fotos deste especial.

E o que você vai ver nele? Receitas de fazenda: um bolo da tarde, suco de limão-cravo, doce de compota, petiscos de piscina. E ideias de servir que dá pra adotar no menor dos apartamentos.

A gente começa com a mesa de 14 lugares que mal dá pra acomodar todos os presentes em dia de casa cheia. Como não se faz mais toalha desse tamanho, as da fazenda precisam ser feitas sob encomenda, assim como os guardanapos de pano. Algumas louças antigas ainda resistem, como o prato da sopa e o guardanapo da foto. Não é inspirador?

A sopa de beterraba é um clássico do caderno de receitas da Dona Olímpia, a cozinheira que trabalhou por cinquenta anos na fazenda e hoje dá pinta de vez em quando para matar a saudade. "A gente percebe quando foi ela quem cozinhou", conta Annelise. Mas a Norma, que assumiu o fogão, dá conta mais do que bem do cardápio da temporada, definido cada vez por uma das tias que frequentam o lugar.

Para dar crocância ao prato, pipoca. A ideia é ótima e funciona superbem, sabia? A receita da sopa de beterraba é um clássico do Panelinha – conhece a Borscht? No inverno, essa sopa chega à mesa quentinha. No verão, gelada! Mas sempre com pipoca, que deve ser adicionada ao prato já servido, logo antes de você pegar a colher.

Foto: Annelise de Salles