Drinque: mojito

Drinque: mojito
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de março de 2013


O mojito é um primo cubano da caipirinha. Isso porque também é feito com limão amassado com açúcar no fundo do copo e com uma aguardente de cana — o rum, em vez da cachaça brasileira. O drinque cubano é um pouco mais "refresco" do que a caipirinha. Além de levar hortelã, que comparece com um toque aromático, leva também club soda (ou água com gás) pra completar.

Assim como outras aguardentes, o rum também tem uma história que pretende lhe atribuir um cotê medicinal. Dizem que foi inventado pelos trabalhadores escravos da ilha de Barbados, no Caribe. Depois, teria se disseminado e sido levado para a Europa por marinheiros (e piratas) ingleses, que o usavam, misturado com limão, para conservar o suco da fruta em suas longas viagens. Na época (século 18), o limão era um importante trunfo da marinha inglesa, que percebeu que ele tinha poderes contra o escorbuto, deficiência de vitamina C que ocorria frequentemente entre marinheiros, em função de sua alimentação — pobre em alimentos frescos e frutas.

Não demorou muito para os almirantes se darem conta de que controlar o escorbuto da tripulação a base de suco de limão com rum, embora funcionasse, podia levar os marinheiros a um surto de bebedeira com álibi medicamentoso. Além do mais, descobriu-se que havia formas melhores (e menos inebriantes) de se conservar a vitamina do limão. Mas as bases já estavam lançadas para se fazer o mojito...

Mojito

Ingredientes

1 limão
1 dose de rum branco
1 maço de hortelã
1 colher (chá) de açúcar
pedras de gelo

Modo de preparo

1. Esfregue um punhado de hortelã (lavada e seca) no interior e na borda de um copo alto, com firmeza. Ele deve ficar bem perfumado.

2. Corte o limão em 4 partes. No copo, amasse com um pilão 1/4 de limão com o açúcar. Adicione a dose de rum.

3. Encha o copo com pedras de gelo e complete com club soda (ou água com gás). Enfeite com um ramo bonito de hortelã.

Saiba mais

- Pode usar rum envelhecido (amarelo)? Pode, mas nem sempre fica bom. O gosto e o aroma de carvalho podem dominar a hortelã.

- Pode amassar a hortelã junto com o limão? Não. A hortelã é muito delicada, quando amassada, tende a ficar rapidamente com gosto de "fim de feira". Esfregue a hortelã dentro do copo (e descarte o chumaço utilizado). É a melhor forma de extrair o perfume e o sabor frescos.

Texto e foto de Antonio Farinaci. Além de ter olhos azuis, ele é o colunista de drinques do Panelinha e, às sextas, assina um post aqui no Pitadas.