Dia das mães com cocada

Dia das mães com cocada
Compartilhe

Por Pitadas - 30 de abril de 2014


A cocada é um doce tão tradicional, que dispensa apresentação. Dos tabuleiros das baianas, foi parar em padaria, doceria e até em carrinhos de rua. E ora é feita do jeito tradicional, ora ganha versões inusitadas, como as que levam leite condensado, rapadura, maracujá ou abacaxi.

A nossa receita é a original: calda de açúcar e coco fresco ralado. Ah, sim, é um doce bem doce… Mas com tradição não se brinca, certo? Nossa sugestão é que você sirva como sobremesa no almoço de dia das mães. Faça no dia anterior e garanta uma cocada geladinha, branquinha da silva, na sobremesa da festa.

Cocada branca
Rende 20 unidades
Tempo de Preparo: 50 minutos para a calda + 15 minutos na panela + 2 horas na geladeira

Ingredientes
1 ¾ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de coco fresco ralado
açúcar para polvilhar

Modo de preparo
1. Numa panela, coloque o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 50 minutos, sem mexer, até que fique em ponto de bala mole. Caso as laterais comecem a queimar, pincele um pouco de água na panela. Para testar o ponto, coloque num copo com água bem gelada uma colherada da calda (use uma colher de chá); se endurecer, está no ponto.

2. Retire a panela do fogo e junte o coco ralado. Volte ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Enquanto a cocada cozinha, forre uma assadeira com papel-manteiga e polvilhe com açúcar, cerca de ¼ de xícara (chá).

4. Desligue o fogo e misture bem a cocada, até esfriar. Com duas colheres, transfira montinhos de cocada para a assadeira.

5. Cubra a assadeira com filme e leve à geladeira por 2 horas ou até que endureça.

Foto: Livia Miglioli