Copa: bolinho de bacalhau

Copa: bolinho de bacalhau
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de junho de 2014


Bolinho de bacalhau, clássico petisco de boteco, que delícia!

Os apaixonados por bacalhau sabem que essa receita não tem como ficar ruim, a não ser que o bacalhau seja de qualidade muito inferior. Escolha um que lhe pareça bem armazenado, com boa aparência, seco, sem sinais de umidade, firme e com o seu próprio cheiro característico.

Agora vamos deixar uma pitada no ar! Na foto há uma tapenade de azeitonas pretas acompanhando o bolinho de bacalhau.

Bolinho de bacalhau
Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos + 12 horas para dessalga do bacalhau

Ingredientes
150g de bacalhau salgado desfiado
1 batata média
½ cebola picada fino
1 dente de alho picado fino
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada
¼ colher (chá) de pimenta caiena
¼ colher (chá) de noz moscada
¼ colher (chá) de sal
½ litro de óleo de canola

Modo de Preparo

No dia anterior
Coloque o bacalhau numa tigela e complete com água filtrada. Cubra com filme e deixe de molho na geladeira durante 12 horas. Troque a água 4 vezes ao longo do processo.

No dia
1. Encha uma panela pequena com água fria.

2. Descasque a batata e corte em pedaços médios. Transfira para a panela com água para que elas não oxidem e escureçam. Misture também 1 colher (chá) de sal e leve a panela ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que a batata fique macia (espete com um garfo para verificar o ponto).

3. Enquanto a batata cozinha, escorra o bacalhau da água, desfie com as mãos e retire pedaços de pele e espinhas.

4. Escorra as batatas e passe ainda quentes por um espremedor, na mesma panela. Reserve.

5. Leve ao fogo médio uma panela com o azeite. Quando aquecer, junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Adicione o bacalhau e refogue por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a salsinha e misture.

6. Adicione à panela a batata amassada e refogue por 2 minutos. Desligue o fogo e tempere com noz moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe esfriar.

7. Leve uma panela pequena e funda com o óleo ao fogo médio para aquecer – se quiser saber o ponto exato, vale o truque da vovó: coloque um palito de fósforo dentro do óleo; quando acender é sinal de que o óleo está na temperatura certa para fritura.

8. Enquanto isso, modele os bolinhos com as mãos ou com a ajuda de duas colheres de sobremesa, passando a massa de uma colher para outra em movimentos bem rápidos. Transfira com cuidado para a panela (no máximo 4 bolinhos por vez) e frite até dourarem. Com uma escumadeira, retire os bolinhos do óleo e transfira para uma travessa forrada com papel toalha. Sirva a seguir.