Comidinha-presente: conserva de pimenta

Comidinha-presente: conserva de pimenta
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de dezembro de 2013


Ah, uma pimentinha… Às vezes, é o que separa um prato insosso de uma refeição deliciosa. Sabia que é facílimo fazer uma conserva delas em casa? O único senão é esperar um mês para dar tempo de as pimentas ficarem bem curtidas. Já no ponto para serem consumidas, rendem um ótimo presente. Esta conserva pode ser feita com óleo ou com cachaça. A diferença entre as duas não é pequena. Com o azeite, o sabor fica mais intenso: a pimenta faz a festa no óleo. Com a cachaça, a pimenta vira quase um perfume, de aroma delicioso.

Pitadas: só pode mesmo abrir a pimenta um mês depois de pronta. É importante ferver os potes de vidro e a tampa também, para evitar formação de mofo e, assim, aumentar a validade do produto (dura seis meses). Não precisa guardar na geladeira.

Molho de pimenta em conserva
Tempo de preparo: 15 minutos + 1 mês descansando
Rende um pote de 200 ml

Ingredientes
1 pimenta dedo-de-moça vermelha
1 pimenta dedo-de-moça verde
1 pimenta Cambuci
1 pimenta-de-cheiro
1 ramo de alecrim
1 dente de alho
caldo de ¼ de limão ½ colher (sopa) de sal ¾ de xícara (chá) de óleo ou de cachaça Modo de preparo 1. Lave e seque muito bem as pimentas, o alecrim, o alho e o limão. Descasque o dente de alho.

2. Num vidro de conserva esterilizado coloque todos os ingredientes e cubra com o óleo ou com a cachaça. Caso não cubra todos os ingredientes, coloque um pouco mais do líquido que estiver usando. Feche bem e deixe tomando gosto por no mínimo um mês. De vez em quando, chacoalhe para misturar todos os sabores.

Foto: Gilberto Oliveira Jr