Coloque a mão na massa (folhada!)

Coloque a mão na massa (folhada!)
Compartilhe

Por Pitadas - 10 de novembro de 2014


Gosta de massa folhada? Então se prepare! Esta semana aqui no Pitadas vai ser cheia de receitas doces e salgadas que têm como base essa famosa massa, que funciona bem em preparos doces e salgados. Mas calma, não desanime ainda: a gente sabe que fazer massa folhada em casa é um desafio e tanto. A tarefa exige tempo e dedicação e, pra completar, pode não dar certo. Nossa primeira pitada não poderia ser mais simples: use a massa folhada comprada pronta e ponto! Pois sim: ela vem congelada e o resultado é surpreendente.

Aquele folhado bonito e crocante do croissant, do palmier e da tarte tatin parece mágica, mas é apenas trabalho, muito trabalho. A massa é esticada e dobrada inúmeras vezes, sempre intercalada com manteiga. É um tal de estica, puxa, passa manteiga, dobra, descansa, estica, puxa, dobra… Tudo feito artesanalmente. No caso da massa comprada pronta, esse trabalho simplesmente já foi feito. Seu papel de chef pâtissier é tirar do congelador antes (o tempo é indicado na embalagem), abrir a massa (no tamanho indicado no preparo) e usar.

No mercado há diversas marcas e tipos. A Arosa é uma das mais conhecidas e indicadas: as massas têm sabor neutro, que podem ser usadas tanto para preparações doces ou salgadas, e existem em mais de uma espessura. Pra não ter erro: as de 8 mm são bem fáceis de usar. Marcas como a Massa Leve e a Pavioli têm massas folhadas para pastel de forno, já porcionadas no tamanho ideal.

Já sabe: o ingrediente vai render assunto a semana toda. Garanta seu pacotinho e dê uma olhada até sexta-feira no Pitadas para ver novas receitas e ideias de uso.

Foto: Ricardo Toscani