Clima de praia: tipos de limão

Clima de praia: tipos de limão
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de setembro de 2014


Praia combina com peixe, que combina com limão. De que tipo? Bem, sabia que o limão taiti, aquele verdinho que a gente tanto usa, é uma lima ácida? O galego e o cravo também. A diferença entre os limões e as limas ácidas está principalmente no tamanho e no sabor: o primeiro é maior, tem menos caldo e é mais suave (menos ácido), como é o caso do siciliano, conhecido como o limão verdadeiro.

Quem diria que os cítricos nos reservariam tantas surpresas... Não se engane mais: preparamos um guia com os tipos mais populares e seus melhores usos.

Taiti: lima ácida que, ao contrário do limão siciliano, costuma não ter sementes e tem ótimo rendimento para o preparo de sucos. Ideal para receitas de doces, tortas e sorvetes.

Galego: é uma lima ácida, de casca amarelada quando madura, e menor do que o taiti. Ótimo para fazer caipirinhas.

Cravo: é uma mistura de limão e tangerina, de cor alaranjada. Muitas vezes a casca tem aparência desagradável, culpa de uma doença chamada verrugose que infesta as plantações – mas que é inofensiva para os seres humanos. Muito bom para temperar alimentos, combina acidez e doçura.

Siciliano: o verdadeiro limão, é o mais consumido na Europa e nos Estados Unidos. Tem casca amarelada e não é tão ácido como o taiti. Por ter aroma suave, sua essência costuma ser extraída para servir de base para perfumes e cosméticos. Na cozinha, vai bem em pratos salgados e doces – nos dois casos, as raspas são irresistíveis! Com peixe, é um clássico!


Confira abaixo os posts da semana Clima de praia:

Caipirinha de mexerica clementina

Salada de iogurte, pepino e endro

Mesa navy atualizado

Salada de pepino com uva passa

Caipirinha de limão siciliano com coentro

Maionese temperada

Gravlax de salmão

Comece com as velas


Foto: Charles Naseh