Clima de praia: maionese temperada
Por Pitadas - 16 de setembro de 2014
Maionese é curinga na cozinha! Vai bem na salada, no sanduíche, em pratos quentes, no aperitivo. Com peixe, é petisco de pedir bis. E se for caseira então, dá para aproveitar muito mais: além de ser mais saudável do que a industrializada, tem outro sabor. Quem experimenta a maionese feita em casa não quer mais saber de comprar no mercado.
Outra vantagem é poder dar seu toque: controlar a consistência (mais molinha ou mais firme); usar uma parte de azeite em vez de só óleo; escolher a mostarda de que mais gosta, seja de Dijon, amarela, escura ou temperada; selecionar o tipo de vinagre ou de limão (taiti, siciliano, cravo). Em uma receita de quatro ingredientes, existe um mundo de opções!
Nesta semana em que o Pitadas está em clima de praia, a sugestão do dia é… maionese. Mas temperada, que é pra receber com o maior charme. Tem a verde, o molho tártaro e com azeitona, que acompanham muito bem um prato de peixe. Confira as receitas a seguir.
Maionese temperada
2 gemas de ovo
1 colher (sopa) de vinagre ou caldo de limão
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
200 ml de óleo
No copo do mixer junte as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer contra o fundo do copo e bata por 10 segundos, sem mexer. Quando a maionese começar a formar, levante o mixer para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Em 15 segundos, a maionese fica pronta!
Para a maionese verde
¼ de xícara (chá) de salsinha
Lave, seque e coloque a salsinha no copo do mixer com a maionese. Bata por 1 minuto, verifique o sabor e tempere com sal a gosto.
Para a maionese com azeitona
4 azeitonas sem caroço
Pique fino na tábua e misture à maionese preparada, ou bata no mixer.
Para o molho tártaro
1 colher (sopa) de pepino em conserva picado fino
1 colher (sopa) de alcaparras
½ talo de cebolinha
Em água corrente, lave as alcaparras e o pepino para tirar o excesso de sal. Pique fino todos os ingredientes e junte à maionese preparada. Se preferir, bata no mixer.
Foto: Charles Naseh