Clima de praia: gravlax de salmão

Clima de praia: gravlax de salmão
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de setembro de 2014


Já entrou no clima praia do Pitadas? Se ainda não entrou, agora vai... O gravlax de salmão é a primeira receita da semana. A apresentação é linda e o preparo, surpreendente. O processo de cozimeto, ou melhor, de cura, envolve a desidratação do peixe. O resultado é sabor concentrado do peixe e perfume fresco de endro, a erva que usamos para temperar.

Esta receita de origem nórdica requer planejamento, mas é muito simples de fazer. A preparação da cura – uma mistura de sal, açúcar, pimenta e endro – é rapidinha. Mas o salmão tem que descansar, envolto nesse preparo, por 48 horas. Se você ainda não conhece, confie: é o tipo de receita que vale a pena.

Para servir as finas fatias de gravlax, separe um prato bonito e enfeite com endro. Outra: monte canapés com torradinhas e maionese – melhor ainda se for uma maionese caseira e temperada (vai ter dica especialmente para maionese nos próximos dias!). Veja a receita a seguir.

Gravlax de salmão
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 min + 48 horas para curar

½ salmão com a pele
1/3 de xícara (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada
1 maço grande de endro fresco picado
caldo de ½ limão
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de conhaque

1. Numa tigela, misture o sal, o açúcar, o açúcar mascavo, a pimenta quebrada com a faca e metade do endro picado - esta mistura servirá para curar o salmão.

2. Em outra tigelinha, misture o caldo de limão, o azeite e o conhaque.

3. Numa superfície de trabalho, coloque um pedaço de filme com o dobro do tamanho do salmão. Disponha o peixe com a pele voltada para baixo e pincele com o tempero de limão.

4. Salpique a outra metade do endro, cubra com a mistura para curar, apertando com as mãos para fixar o tempero. Embrulhe o salmão com o filme, tomando cuidado para não espalhar a cura. Vire o peixe com a pele voltada para cima e, com uma faquinha afiada, faça vários furinhos no filme, atravessando apenas a pele do peixe - isto serve para drenar o líquido que o salmão vai soltar.

5. Forre uma assadeira grande com papel-toalha. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo. Coloque um peso sobre o peixe para prensá-lo (você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio).

6. Leve à geladeira por 48 horas. A cada 6 horas, troque o papel-toalha e verifique se o líquido está sendo escoado pelos furinhos do filme.

7. Após este período, desembrulhe o salmão e retire o excesso do tempero, raspando com as costas de uma faca (se desejar, deixe um pouco do endro).

8. Corte o salmão em tiras bem finas, descartando a pele. Sirva a seguir.

Foto: Charles Naseh