Cardamomo no café
Por Pitadas - 26 de agosto de 2014
Já usou cardamomo? Essa especiaria deveria ser mais comum nas nossas cozinhas, porque faz diferença – é da mesma família do gengibre, bem aromática. A baga de cerca de dois centímetros é esverdeada e guarda as sementinhas escuras que, maceradas na hora, exalam um perfume que a gente aqui no Ocidente chama de exótico – ele é da Índia, onde se tem por hábito mastigar o cardamomo após as refeições para deixar o hálito fresco e, dizem até, branquear os dentes.
Quanto mais verde a baga, mais novo o tempero – as desbotadas podem estar velhas, ou foram colhidas fora de época, ou ainda, secas ao sol. Melhor comprar as bagas inteiras, para manter o aroma intacto. Onde usar? Em doces, fica perfeito. No chá, misturado a gengibre, canela e pimenta, esquenta que é uma beleza.
Mas, que tal aromatizar com cardamomo o seu cafezinho? Na hora de moer os grãos de café (veja post sobre o assunto ao final do texto), vale juntar umas 4 bagas de cardamomo para moer junto. Se você não tem um moedor de café, apenas coloque as bagas levemente amassadas no coador, antes de colocar o pó e a água.
Leia os posts anteriores do Especial Cafezinho Bom:
Prensa francesa 1
Cafezinho bom: comece moendo em casa
Foto: Ricardo Toscani